Estudo relaciona pela primeira vez fadiga da Covid-19 longa com a ansiedade e depressão

26 de Julho 2022

Um estudo realizado pela Universitat Oberta de Catalunya (UOC), em colaboração com o Hospital de Sant Pau, revela que a fadiga em pacientes com Covid-19 longa está relacionada com a ansiedade e depressão.

A fadiga apontada como um dos principais sintomas de Covid-19 longa foi objeto de estudo por parte de uma equipa de investigadores em Espanha.

“A fadiga persistente é algo muito incapacitante e limita muito a qualidade de vida das pessoas. Se uma pessoa sofre de fadiga por causa da Covid-19 é importante analisar que outros sintomas ou transtornos estão associados a esta condição”, refere Marco Calabria, investigador principal e membro do grupo Cognitive NeuroLab da UOC.

O estudo incluiu 136 pacientes com Covid-19 que se dirigiram ao Hospital de la Santa Creu i Sant Pau devido a queixas de défices cognitivos sentidos após oito meses de terem contraído o vírus.

“Os nossos resultados evidenciam que existe um défice cognitivo nalguns pacientes previamente infetados Covid-19, sendo que a fadiga pode ter um papel importante”, afrima Carmen García-Sánchez autora dos dois artigos e membro do serviço de Neurologia do Hospital de la Santa Cruz y San Pablo.

O estudo indica que a fadiga associada à Covid-19 longa impede com que muitos doentes voltem à rotina normal. A prevalência da apatia “passou de 17% antes da infeção para 62% depois da infeção”.

Os resultados do estudo, de acordo com os autores, enfatizam a importância de uma “abordagem holística” para avaliar e considerar o tratamento potencial para pacientes com Covid-19 com fadiga.

NR/AG/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights