Estudo relaciona pela primeira vez fadiga da Covid-19 longa com a ansiedade e depressão

26 de Julho 2022

Um estudo realizado pela Universitat Oberta de Catalunya (UOC), em colaboração com o Hospital de Sant Pau, revela que a fadiga em pacientes com Covid-19 longa está relacionada com a ansiedade e depressão.

A fadiga apontada como um dos principais sintomas de Covid-19 longa foi objeto de estudo por parte de uma equipa de investigadores em Espanha.

“A fadiga persistente é algo muito incapacitante e limita muito a qualidade de vida das pessoas. Se uma pessoa sofre de fadiga por causa da Covid-19 é importante analisar que outros sintomas ou transtornos estão associados a esta condição”, refere Marco Calabria, investigador principal e membro do grupo Cognitive NeuroLab da UOC.

O estudo incluiu 136 pacientes com Covid-19 que se dirigiram ao Hospital de la Santa Creu i Sant Pau devido a queixas de défices cognitivos sentidos após oito meses de terem contraído o vírus.

“Os nossos resultados evidenciam que existe um défice cognitivo nalguns pacientes previamente infetados Covid-19, sendo que a fadiga pode ter um papel importante”, afrima Carmen García-Sánchez autora dos dois artigos e membro do serviço de Neurologia do Hospital de la Santa Cruz y San Pablo.

O estudo indica que a fadiga associada à Covid-19 longa impede com que muitos doentes voltem à rotina normal. A prevalência da apatia “passou de 17% antes da infeção para 62% depois da infeção”.

Os resultados do estudo, de acordo com os autores, enfatizam a importância de uma “abordagem holística” para avaliar e considerar o tratamento potencial para pacientes com Covid-19 com fadiga.

NR/AG/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM Intensifica Luta dos Médicos e Ameaça com Greve Geral

O Conselho Nacional da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) reuniu-se hoje em Coimbra e decidiu intensificar as formas de luta face ao impasse nas negociações com o Ministério da Saúde (MS) liderado por Ana Paula Martins.

Levantada interdição a banhos na praia da Azarujinha em Cascais

A interdição a banhos na praia da Azarujinha, no concelho de Cascais, foi hoje levantada, depois de as análises à qualidade da água terem revelado que os valores microbiológicos estavam normais, adiantou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights