Angola e Moçambique entre os 12 países da nova aliança contra a sida na infância

3 de Agosto 2022

Angola e Moçambique são os países lusófonos que, com outros 10 países africanos, fazem parte da nova Aliança Global para Acabar com a Sida na Infância até 2030, anunciada durante a Conferência Internacional sobre a Sida, em Montreal, Canadá.

A parceria, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o VIH/Sida (ONUSIDA), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) visa acabar com a sida nas crianças e assegurar que nenhuma criança que viva com o VIH seja privada de tratamento, até 2030.

A nível mundial, apenas metade (52%) das crianças que vivem com o VIH recebem tratamento que salva vidas, uma percentagem muito inferior aos adultos (76%).

O estabelecimento da nova Parceria Global para Acabar com a Sida na Infância até 2030 foi anunciado por figuras de destaque na Conferência Internacional sobre a Sida em Montreal, Canadá.

A parceria também conta com organizações da sociedade civil, tais como a Rede Global de Pessoas a Viver com o VIH, governos nacionais dos países mais afetados e parceiros internacionais.

Aderiram a esta aliança 12 países: Angola, Camarões, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Quénia, Moçambique, Nigéria, África do Sul, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbabué.

“Nenhuma criança deve nascer ou crescer com VIH e nenhuma criança com VIH deve ficar sem tratamento”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

“Que apenas metade das crianças com VIH receba antirretrovirais é um escândalo e uma mancha na nossa consciência coletiva. A Parceria Global para Acabar com a Sida nas Crianças proporciona uma oportunidade de renovar o nosso compromisso com as crianças e as suas famílias para se reunirem, para falarem e agirem com um objetivo comum e em solidariedade com todas as mães, crianças e adolescentes”, acrescentou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights