Especialistas abordam estigmas associados à infeção por vírus Monkeypox

3 de Agosto 2022

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) promove esta quinta-feira uma sessão online focada nos estigmas associados à doença Monkeypox.

A iniciativa junta vários especialistas com o objetivo de discutir a doença e os seus sintomas, os problemas da estigmatização e as consequências na prestação de cuidados médicos, a saúde mental, os medos provocados pelas crises de saúde pública e que estratégias adotar para comunicar com os doentes.

A Presidente da SPLS, Cristina Vaz de Almeida, explica que “a varíola-dos-macacos e a forma como se iniciou a comunicação mundial pode trazer alguns estigmas. Na Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde queremos debater o tema, os sintomas, a doença, mas também a preocupação para uma melhor compreensão da doença na perspetiva de não causar estigma, de ouvir e agir sem preconceitos”.

A SPLS sublinha que o encontro pretende ser um diálogo informal, juntando médicos e ativistas.

Para Susana Ramos, enfermeira e Vice-Presidente da SPLS, “é necessário atender às questões nefastas que o estigma pode provocar na própria segurança dos cuidados e, por isso, é importante abrir ao debate público”.

O evento realiza-se de forma online e é aberto a toda a comunidade.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ASPE apresenta queixa à PGR contra Ministra da Saúde

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) apresentou ontem, 8 de maio, uma queixa junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a Ana Paula Martins. Em causa está o incumprimento dos deveres de imparcialidade e da boa-fé negocial, entre outros, o que tem implicações na liberdade sindical e na negociação coletiva.

APCL promove o primeiro concurso ibérico de fotografia e curtas-metragens sobre Linfoma Cutâneo de Células T

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) apresenta o CertamenT, o primeiro concurso ibérico de fotografia e curtas-metragens dedicado ao Linfoma Cutâneo de Células T. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Asociación Española de Afectados por Linfoma, Mieloma y Leucemia (AEAL) e com a Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia (AEDV), contando com o apoio da farmacêutica Kyowa Kirin.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights