Viana do Castelo cria dispositivo de prevenção e socorro para Romaria d’Agonia

12 de Agosto 2022

A Câmara de Viana do Castelo vai acionar um dispositivo de prevenção, proteção e socorro, durante as horas de maior afluência nos dias da Romaria d’ Agonia que vai decorrer entre os dias 17 e 21 de agosto, foi esta sexta-feira divulgado.

Em comunicado enviado às redações, o município da capital do Alto Minho adiantou que aquele dispositivo pretende “dar resposta ao significativo aumento de pessoas na cidade e perante a previsão de um elevado número de romeiros para a Festa de Nossa Senhora da Agonia”.

Até 2019, em cinco dias de festas, passavam pela cidade, segundo a VianaFestas, entidade que organiza as festas do concelho, mais de um milhão de pessoas.

O município vai ainda garantir “a instalação de um posto de coordenação conjunto, a ser guarnecido pelos oficiais de ligação dos agentes de proteção civil, e por operadores de telecomunicações da Companhia de Bombeiros Sapadores”.

“Os elementos representantes das organizações que integram o posto de coordenação conjunto para efeito deste dispositivo são a Companhia de Bombeiros Sapadores, Bombeiros Voluntários, PSP, INEM, Autoridade Marítima e Cruz Vermelha Portuguesa”, especifica a nota.

O “posto de coordenação conjunta funcionará entre os dias 17 e 21, das 14:00 às 24:00, condicionado à ordem de desmobilização, sendo que após o seu encerramento, os procedimentos de ativação dos meios de socorro serão via 112, para o CODU – Centro de Orientação de Doentes Urgentes, que ativará os meios necessários ao local”.

Nos “restantes dias em que o posto de coordenação não esteja em funcionamento, cabe à central coordenar a ocorrência e a sua evolução, em articulação com o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), exceto quando se tratar de ocorrências relacionadas com emergência pré-hospitalar, que cabe ao CODU, ativar os meios necessários”.

Os cinco dias de festas em honra de Nossa Senhora d’Agonia deste ano serão marcados por 45 momentos.

Do programa, destaca-se no dia 17 de agosto a alvorada festiva e os concertos musicais, bem como a primeira revista de gigantones e cabeçudos e encontro de desgarradas e cantares ao desafio.

No dia 18 de agosto sai à rua o tradicional Desfile da Mordomia, com centenas de mulheres vianenses trajadas e ouradas a percorrerem durante a tarde as ruas da cidade de Viana do Castelo.

Na sexta-feira, 19 de agosto, destaque para a confeção dos tapetes floridos nas ruas da Ribeira, que durante a madrugada voltam a ser confecionados após dois anos de interrupção, devido às regras para contenção da pandemia de Covid-19.

No dia 20 de agosto, dia da padroeira, feriado municipal será retomada a tradicional procissão ao mar e o fogo do meio ou da santa, tradicional sessão de fogo de artifício.

A festa de 2022 encerra no domingo, 21 de agosto, com o cortejo histórico e etnográfico à tarde, e a habitual serenata de fogo de artifício junto ao rio Lima.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cientistas descobrem como o colesterol ‘mau’ atua no corpo

Cientistas descobriram como o colesterol ‘mau’, conhecido como colesterol das lipoproteínas de baixa densidade ou LDL-C, se acumula no organismo, uma descoberta que pode facilitar o desenvolvimento de tratamentos mais personalizados para as doenças cardiovasculares.

LIVRE questiona Primeiro-Ministro sobre a privatização do Serviço Nacional de Saúde

Durante o debate quinzenal na Assembleia da República, a deputada do LIVRE, Isabel Mendes Lopes, dirigiu questões ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, relativamente a declarações proferidas pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra d’Almeida, esta manhã, em Atenas, num evento da Organização Mundial de Saúde.

Julian Perelman analisa desafios e prioridades do sistema de saúde português”

O economista Julian Perelman, destacou, na apresentação do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, a necessidade de regressar aos fundamentos do sistema de saúde, focando-se na integração de cuidados e no alinhamento do financiamento com os objetivos de saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This