Centro de Simulação Clínica da Madeira já realizou 580 cursos com oito mil formandos

18 de Agosto 2022

O Centro de Simulação Clínica da Madeira (CSCM) já realizou cerca de 580 cursos, envolvendo mais de 8.000 formandos e 4.000 horas de formação, desde que foi criado, em 2012, indicou esta quinta-feira a Secretaria Regional da Saúde.

Em comunicado, a tutela refere que o CSCM comemora 10 anos em Setembro, “vocacionados para treinar, educar, formar e diferenciar os profissionais nos vários domínios dos cuidados de saúde, usando a simulação em ambiente de alta-fidelidade, controlado, realístico e previsível para a formação de estudantes, profissionais e equipas de saúde”.

Segundo a mesma nota, “desde o início da sua atividade, o CSCM já realizou cerca de 580 cursos, envolvendo mais de 8.000 formandos e 4.000 horas de formação”.

O executivo considera que a criação deste centro, integrado no Serviço Regional de Saúde, permitiu “mudar o paradigma de formação, passando do ensino tradicional para um apoiado e complementado pela simulação”.

Esta nova modalidade de formação permitiu que o “treino de competências dos profissionais de saúde deixasse de ser exclusivamente realizado no doente e tendesse a ser transferida para um ambiente controlado, aferível e seguro, quer nas salas de formação, quer em ambiente realista”.

Várias áreas da saúde já utilizam este centro de simulação, designadamente anestesiologia, medicina interna, ginecologia-obstetrícia, cardiologia, pediatria, neonatologia, cirurgia geral, medicina intensiva, medicina geral e familiar, enfermagem, trauma, emergência e catástrofe e procedimentos mini-invasivos, pré-hospitalar “e, progressivamente, outras áreas e especialidades vão aderindo a esta ferramenta de formação”.

A Secretaria Regional da Saúde realça ainda que o centro está aberto a visitas de estudantes de várias escolas da região e tem várias iniciativas dirigidas à comunidade educativa e à população em geral, como por exemplo a formação em suporte básico de vida e primeiros socorros.

Instalado no edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, numa área de 300 m2, o CSCM “dispõe de manequins de alta-fidelidade adultos, pediátricos e neonatais, vários modelos de média e baixa fidelidade, ‘task-trainers’ para treino de abordagem de via aérea, acessos vasculares, drenos torácicos, exame ginecológico e manobras obstétricas e simuladores para treino de cirurgia laparoscópica”.

Até ao final do ano, o centro de simulação vai receber novos simuladores, entre os quais um manequim de grávida adulta de treino para cuidados de saúde pré-natais, cenários clínicos de parto e cuidados pós-parto.

“Estas novas aquisições vão permitir que mais especialidades integrem a formação em simulação no CSCM e o treino de novas competências”, acrescenta a Secretaria Regional da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights