Euromomo já tem dados do final de julho sobre mortalidade em Portugal e revela um “excesso ligeiro”

18 de Agosto 2022

A plataforma de monitorização de mortalidade na Europa Euromomo já tem dados do final de julho e aponta que Portugal tem um “excesso ligeiro de mortalidade".

Consultados pelo HealthNews, os gráficos divulgados pela plataforma adiantam informação sobre o excesso de mortalidade no final de julho em 28 países europeus.

Na semana 32 deste ano foram compilados dados sobre a mortalidade de países como: Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Portugal, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales.

De acordo com os dados do Euromomo até final de julho foram registadas 205.249 mortes, tendo sido registado o maior número de mortes em idosos com mais de 85 anos.

Entre os países com “um “excesso ligeiro” de mortalidade inclui-se Portugal, França, Países Baixos, Suécia, Estónia, Grécia e Israel.

Os dados revelam ainda que Espanha continua com um “excesso muito alto” de mortalidade.

O matemático Carlos Antunes defendeu esta quarta-feira que é preciso ter “alguma cautela” na análise comparativa do excesso de mortalidade de Portugal com outros países, sublinhando que há vários fatores a ter em conta como a distribuição demográfica.

“Há países mais envelhecidos do que outros e, portanto, quando temos uma onda de calor que afeta a população idosa, evidentemente, que os países com a população mais idosa vão ser os mais afetados”, frisou em declarações à agência Lusa a propósito dos dados divulgados ontem pelo Eurostat.

Os dados do Euromomo podem ser consultados Aqui.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This