Moçambique vai importar mais de um milhão de vacinas contra febre aftosa

22 de Agosto 2022

O Governo moçambicano vai importar mais de um milhão de vacinas contra a febre aftosa para responder aos surtos já confirmados em alguns distritos no centro do país, anunciou fonte oficial.

“Estamos a adquirir um milhão de vacinas no Botsuana, em resposta à eclosão da doença, que até agora continua circunscrita a alguns distritos da província de Tete [centro de Moçambique]. Esperamos que cheguem em alguns dias”, explicou o diretor nacional de Desenvolvimento Pecuário, Américo da Conceição, citado hoje pelo diário Notícias.

As autoridades moçambicanas pretendem administrar as vacinas em cerca de 500 mil bovinos em áreas de risco, numa altura em que os países da África Austral enfrentam um surto da “estirpe O” da febre aftosa, referiu Américo da Conceição.

A operação está orçada num total de cinco milhões de dólares (4,9 milhões de euros) proveniente do Orçamento do Estado e ocorre num momento em que países vizinhos de Moçambique sentem o impacto do surto, como é o caso da África do Sul, que decidiu recentemente interditar a movimentação de animais em todo território por 21 dias.

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa para os ruminantes e suínos, causada por sete serótipos do vírus do género “Aphtovirus”.

A febre afeta a produção animal, mas não tem repercussões na saúde pública e é endémica em vários pontos do mundo, nomeadamente no Médio Oriente, África, Ásia e América Central e do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights