ASAE apreende 500 quilos de géneros alimentícios em entreposto de Ponte de Lima

29 de Agosto 2022

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 500 quilos de géneros alimentícios, no valor de 1.700 euros, numa fiscalização a um entreposto frigorífico industrial decorrida nas últimas semanas em Ponte de Lima, foi esta segunda-feira anunciado.

“Procedeu-se à apreensão de 500 quilos de géneros alimentícios de origem animal (pescado e produtos cárneos) que não tinham qualquer rastreabilidade, sendo que alguns apresentavam violação das embalagens”, pode ler-se num comunicado enviado pela ASAE às redações.

De acordo com o texto, a apreensão ocorreu no contexto de “uma operação de fiscalização direcionada a um entreposto frigorífico industrial para verificação do cumprimento das condições de armazenagem e manipulação de géneros alimentícios”.

Questionada pela agência Lusa, fonte oficial da ASAE informou que a operação “ocorreu nas últimas semanas em Ponte de Lima”, no distrito de Viana do Castelo, tendo sido operacionalizada pelas Brigadas de Indústrias da Unidade Regional do Norte da autoridade.

“O valor total da apreensão ascendeu a 1.700 euros”, refere a ASAE no comunicado, acrescentando que os géneros alimentícios foram “classificados de ‘anormais avariados’ com falta de requisitos e encaminhados para destruição”.

Segundo a ASAE, “apresentavam notória formação de cristais, gelo na sua superfície, desidratação e descoloração, alguns com cor amarelada, tendo ainda ultrapassado a data de durabilidade mínima e a data de limite de consumo”.

A operação levou ainda à “instauração de um processo-crime por comercialização de géneros alimentícios ‘anormais avariados'”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM aponta quatro prioridades para reunião com o Governo

A presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) identificou hoje os salários, as 35 horas semanais, a integração dos médicos internos na carreira e as progressões como prioridades para o encontro da próxima sexta-feira com o Governo.

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights