SPO alerta que Degenerescência Macular da Idade é a principal causa de cegueira depois dos 50 anos

29 de Agosto 2022

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alertou para a importância de reconhecer os sintomas da Degenerescência Macular da Idade (DMI). De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a DMI é a principal causa de cegueira depois dos 50 anos.

Rufino Silva, médico oftalmologista e presidente da SPO explica que principais fatores da DMI são: a idade, a genética e o tabagismo.

O especialista alerta que “uma vez que a cegueira é uma das consequências mais graves provocadas por esta doença, é fundamental um diagnóstico precoce e um acompanhamento regular do médico oftalmologista para que se consigam implementar as estratégias de prevenção e tratamento mais adequadas, de modo a evitar danos irreversíveis na visão dos doentes”.

A SPO alerta que a DMI pode evoluir de forma silenciosa e não manifestar e ser praticamente assintomática, dificultando o diagnóstico.

“O fator tempo é determinante nos casos de DMI, uma vez que a doença vai progredindo e pode levar a alterações da visão de contraste, da visão das cores e da visão em ambientes com má luminosidade, por exemplo. Com o progredir desta patologia, o doente poderá ficar incapacitado para várias situações da vida diária, tais como ler, escrever, ver as horas, conduzir, entre outras”, alerta o presidente da SPO.

A sociedade frisa que todas as pessoas com mais de 50 anos, caso notem distorção das imagens acompanhadas de um ponto preto, devem consultar um especialista.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights