Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão alerta que doença aumenta risco de morte

2 de Setembro 2022

O Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP) lembra que “o cancro do pulmão não é um jogo” e apela à população para um papel ativo na prevenção da doença. Trata-se do tipo de cancro que mais mata em Portugal.

Daniel Coutinho, membro da Comissão Científica do GECP, alerta que “a incidência do cancro do pulmão aumenta a um ritmo de 0.5% por ano em todo o mundo e, em Portugal, é a principal causa de morte por doença oncológica”.

“A forma mais eficaz de prevenir o cancro do pulmão é não fumar e, se é fumador, parar o consumo tabágico, uma vez que existe uma relação intrínseca entre o tabaco e o desenvolvimento de cancro do pulmão”, refere o médico pneumologista.

De acordo com o especialista, o cancro do pulmão pode crescer durante muito tempo “sem qualquer sintoma”, dificultando o diagnóstico em fases iniciais.

Assim, “os doentes que se encontram dentro dos grupos de risco devem consultar o seu médico regularmente para monitorizar a sua saúde”.

O pneumologista destaca que “sintomas como tosse irritativa e persistente ou com sangue; dor torácica, no ombro e braço; dificuldade respiratória; pieira ou chiadeira no peito; dificuldade em engolir; fadiga e perda de apetite/emagrecimento; rouquidão/alteração da voz; ou dor óssea, devem suscitar a procura imediata de assistência médica.”

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights