Mais de 50 edifícios portugueses iluminados de vermelho pela distrofia muscular de Duchenne

5 de Setembro 2022

A APN - Associação Portuguesa de Neuromusculares junta-se ao movimento global de iluminação de um monumento nacional, com o objetivo de consciencializar toda a população para a existência da distrofia muscular de Duchenne (DMD), uma doença neuromuscular rara.

Sob o mote “O X marca a Duchenne”, esta iniciativa integra a campanha “A Mulher e a DMD” e surge no âmbito do Dia Mundial para a sensibilização e consciencialização da doença, que, pelo 9.º ano consecutivo, se assinala em todo o mundo no dia 7 de setembro.

A este movimento global juntam-se monumentos emblemáticos portugueses que, na noite de 6 de setembro, estarão iluminados com a cor vermelha, com uma luz intensa que, segundo a World Duchenne Organization (WDO), permitirá cumprir o objetivo de unir as organizações nacionais e internacionais de doentes, mostrando solidariedade com a comunidade DMD.

A APN e estes edifícios portugueses juntam-se, desta forma, a outros importantes monumentos internacionais que já aderiram ao movimento.

O dia 7 de setembro foi instituído em 2014 como o Dia Mundial para a Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne. Em Portugal, a data assinala-se com eventos variados, conferências científicas e outros acontecimentos que pretendem chamar à atenção para a existência da doença e para a sua identificação, de forma cada vez mais precoce.

A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença genética, ligada ao cromossoma X, que afeta 1 em cada 3.500 crianças do sexo masculino. No entanto, a edição de 2022, dedicada ao tema “As mulheres e a Duchenne”, pretende alertar a sociedade para o facto de, embora muito raramente, afetar também as mulheres. Estas, com dois cromossomas X, são normalmente assintomáticas e apenas portadoras e transmissoras da doença. Contudo, podem ser portadoras, sintomáticas e afetadas por algumas alterações capazes de condicionar o seu quotidiano.

Se a sua criança apresentar dificuldades em levantar-se do chão, subir escadas, cansaço fácil, problemas respiratórios, insuficiência cardíaca ou cai facilmente, consulte o seu médico e peça um diagnóstico genético.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights