Católica celebra Dia Internacional do Microrganismo com estudantes do 5.º ao 12.º ano

12 de Setembro 2022

De forma a assinalar o Dia Internacional do Microrganismo, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto vai realizar, no dia 23 de setembro, atividades relacionadas com micróbios para alunos do 5.º ao 12.º ano.

Esta iniciativa pretende divulgar a diversidade, presença, impacto e potencial dos diferentes tipos de seres vivos invisíveis que estão presentes em todo o lado, desde o meio ambiente à alimentação e à saúde. Os alunos inscritos terão ainda a oportunidade de participar num concurso sobre os seus conhecimentos. As inscrições, gratuitas, decorrem até 16 de setembro.

“A vida em geral, e a existência humana em particular, não seriam possíveis sem os mais variados microrganismos. No entanto, a cultura dominante ensina-nos que temos de esterilizar o máximo do nosso ambiente, como se todos fossem agentes patogénicos (e como se, mesmo os patogénicos, pudessem ser controlados criando desertos microbiológicos). A pandemia só veio acentuar essa perspetiva que, não só não funciona, como está cientificamente errada. É precisamente para desmistificar o mundo dos micróbios que os alunos do básico e secundário poderão conhecer bem de perto alguns exemplos práticos dos muitos milhões de espécies existentes, entre bactérias, vírus, fungos, microalgas e protozoários”, pode ler-se no comunicado de imprensa da Católica.

No final da visita – 2h30 por entre as várias bancas com atividades relacionadas com micróbios no ambiente (água e solo), na alimentação (produção de alimentos e segurança alimentar) e na saúde (microbioma intestinal e da pele) –, decorrerá ainda um concurso onde os participantes podem ganhar prémios pela sua compreensão desta dimensão da vida.

O Dia Internacional do Microrganismo celebra-se todos os anos a 17 de setembro – dia escolhido por corresponder à data, em 1683, em que, pela primeira vez (que se saiba), estes seres foram descritos por escrito, numa carta à Real Sociedade de Londres, pelo holandês Antonie van Leeuwenhoek.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights