Escola Anual Virtual de Hepatologia regressa este mês

12 de Setembro 2022

A Escola Anual Virtual de Hepatologia arranca no próximo dia 22 de setembro, com a sessão “Screening e abordagem da doença hepática”, com Mário Jorge Silva e moderada por Arsénio Santos.

Destinada a internos de formação específica de Medicina Interna e Gastrenterologia ou especialistas de ambas as especialidades com interesse na área, a Escola Anual Virtual de Hepatologia irá funcionar de 22 de setembro de 2022 a 6 de julho de 2023, em regime de e-learning.

Uma quinta-feira por mês, das 20h00 às 21h00, realizar-se-á um webinar, através do qual os participantes inscritos vão ter a oportunidade de atualizar e consolidar conhecimentos sobre patologias e outros parâmetros inerentes ao estudo do fígado. Cada sessão terá uma hora de duração – 45 minutos de apresentação e 15 minutos de discussão.

Doença hepática autoimune, hepatites víricas, doença hepática associada ao álcool, tumores hepáticos, cuidados paliativos em hepatologia e doença vascular hepática são alguns dos temas que compõem o programa formativo.

“Esta foi uma ideia que foi crescendo no núcleo há já alguns meses, e foi-se maturando. É uma ideia inovadora, a nível nacional não existe nada semelhante ao que vamos fazer”, afirma Paulo Carrola, coordenador do NEDF e diretor da escola, frisando esperar que esta seja um “espaço profícuo de conhecimento e partilha”.

Por sua vez, José Presa, presidente da APEF e também diretor da Escola Anual Virtual de Hepatologia, elogia a parceria estabelecida destacando que a “grande pertinência desta iniciativa” é a “pertinência formativa”.

“Mais e melhor formação dos nossos médicos hepatologistas, sejam eles oriundos de medicina interna, gastroenterologia ou outra área, este é o nosso core. Esta escola é um projeto que abraçámos com a SPMI por acharmos muito válido. É a partilha de uma série de especialistas, com dedicação especial ao fígado, que aceitaram dedicar parte do seu tempo para, naquela hora, partilharem o seu conhecimento. De referir que esta iniciativa está dedicada à formação de internos de formação específica, mas também de especialistas com interesse na área e que pretendem fazer um refresh de conhecimentos”, explica o presidente da Associação Portuguesa Para o Estudo do Fígado (APEF).

O programa letivo da Escola Anual Virtual de Hepatologia é composto por um total de 11 sessões.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

“Temos de atuar agora” foi a principal mensagem do 6.º Congresso CNC

O que nos espera na próxima década e como podemos impedir ou atrasar o aparecimento de doenças que acompanham o envelhecimento foram as principais questões colocadas na 6.ª edição do Congresso CNS, que se realizou no passado dia 13 de abril na Unidade de Lisboa do CNS | Campus Neurológico. A resposta foi consensual: temos de atuar agora.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights