Português eleito em Roma secretário-geral da Federação Internacional de Médicos Católicos

18 de Setembro 2022

O cardiologista pediátrico José Diogo Ferreira Martins foi eleito, em Roma, secretário-geral da Federação Internacional das Associações de Médicos Católicos (FIAMC), associação sediada no Vaticano, informou hoje a Associação Nacional dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP).

José Diogo Martins, que preside à AMCP, foi eleito no sábado para o cargo de secretário-geral da FIAMC, associação que congrega as associações médicas católicas internacionais, tendo a eleição ocorrido no âmbito do XXVI Congresso Mundial Federação. O médico belga Bernard Ars foi reeleito presidente da FIAMC, para um novo mandato de quatro anos.

Os trabalhos do congresso foram encerrados pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

Os trabalhos do congresso ficaram marcados pela distinção de Caroline de Souza, médica bacteriologista indiana de Goa, com o Prémio Internacional de Ética e Deontologia João XXI, pelo seu trabalho “Grandes avanços biomédicos: desafios éticos, deontológicos, atenuação de conflitos: Uma visão geral”.

A designação do prémio pretende homenagear e fazer memória do Papa João XXI, o português Pedro Hispano, um médico, teólogo, matemático e professor que foi Papa entre setembro 1276 até à data da sua morte, em maio de 1277.

Também no sábado, a portuguesa Benedita Pacheco de Carvalho, aluna do terceiro ano de Medicina, foi distinguida com uma medalha de prata pela qualidade da apresentação do tema “A alegria de ser um jovem médico católico em Portugal”, que fez com o médico José Diogo Martins.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CUF abre 12 Novos Centros de Saúde na Grande Lisboa

A CUF anunciou a abertura de 12 novos Centros de Saúde na região da Grande Lisboa, com o intuito de reforçar a sua presença junto das populações e proporcionar um acompanhamento mais próximo da saúde dos portugueses. 

Alergias na primavera: recomendações para reduzir a exposição aos alergénios

A primavera é, para muitos doentes alérgicos, uma estação temida.  Como explica a imunoalergologista Mariana Lobato: “os pólenes libertados pelas plantas e árvores que florescem por esta altura são transportados pelo vento e favorecem o contacto dos doentes com este alergénio. Assim, nem todas as pessoas podem desfrutar com qualidade desta estação tão bonita”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights