Concertos para grávidas juntam música e conhecimentos sobre gravidez em Leiria

22 de Setembro 2022

Os Concertos para Grávidas, projeto que junta em palco especialistas em gravidez e músicos em sessões que procuram esclarecer e fazer relaxar futuros pais, têm estreia marcada para domingo em Leiria.

O primeiro concerto acontece no Teatro José Lúcio da Silva e contará com a fisioterapeuta Liliana Lopes, especializada em saúde da mulher, e a doula Andreia Guerreiro, numa primeira parte dedicada a esclarecer dúvidas. Depois, há música da harpista Ana Ester Santos e do criador do projeto, o trompista Mikael Faustino.

Segundo avançou o músico à agência Lusa, a intenção é que “as grávidas saiam de cada sessão com mais informação, menos ansiosas e mais relaxadas”.

“Irão ter a oportunidade de conversar com os melhores especialistas portugueses e ouvir concertos únicos interpretados pelos melhores músicos, com programas que vão da música clássica à pop. Cada sessão será um momento único para a grávida e para o casal”, explicou Mickael Faustino.

Concertos para grávidas estão longe de ser uma originalidade. Mas o modelo destes vai para lá da música e surge da experiência pessoal do fundador, que será pai em novembro.

“O projeto nasce com a vontade de querer saber mais para ajudar a minha grávida. Tenho a sorte de estar a iniciar um dos projetos mais bonitos da minha vida, ser pai. Isso fez-me querer saber mais para conseguir dar o melhor à minha família, comecei a pesquisar e falar com diversos profissionais de saúde para saber mais e mais”, contou.

A partir daí, desenhou uma proposta que juntasse os seus “conhecimentos e que, ao mesmo tempo, conseguisse ajudar todos os casais, dando-lhe mais informação de qualidade”.

Pensados para todas as fases da gestação, os Concertos para Grávidas terão música “desde Bach a Ed Sheeran”, para contribuir para tranquilizar a relaxar as mães e também os pais.

De acordo com a fisioterapeuta Liliana Lopes, “há estudos que demonstram que a música reduz a ansiedade durante a gravidez”, estendendo-se os efeitos “numa melhoria da qualidade de vida na prevenção da depressão no pós-parto”.

“Inclusive, este resultado é maior quando a grávida ouve música durante toda a gravidez, comparativamente às grávidas que ouvem música unicamente no momento do parto”, acrescenta.

É para explorar esses benefícios que surge Concertos para Grávidas, vinca Mickael Faustino.

“De sessão para a sessão teremos diferentes temáticas e diferentes momentos musicais”, avança o músico que, além de Leiria, vai levar o projeto a Bragança em 2023 e teve já contactos para levar os concertos a outras cidades do país.

Em Leiria, a estreia de Concertos para Grávidas no Teatro José Lúcio da Silva é no domingo, a partir das 16:00.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights