Trabalhador da OMS assassinado num campo de deslocados no Sudão do Sul

22 de Setembro 2022

Um oficial de campo da Organização Mundial da Saúde foi assassinado na segunda-feira num campo para deslocados no norte do Sudão do Sul, anunciou hoje aquela agência das Nações Unidas.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressa o seu profundo choque e tristeza pelo assassínio do seu oficial de campo responsável pela vigilância da poliomielite na cidade de Bentiu, no Sudão do Sul, e condena a morte violenta”, diz a organização em comunicado.

O funcionário da OMS, Daniel Deng Galuak, foi morto por um atacante não identificado numa unidade de saúde no campo para deslocados internos de Bieh, na cidade de Bentiu, no norte do país, no dia 19 de setembro.

Segundo o comunicado da OMS, ainda não foi esclarecido o motivo do ataque.

“Estamos profundamente chocados pela morte de Galuak. Os nossos corações estão com a sua família neste momento tão difícil e doloroso”, disse a diretora geral da OMS para África, Matshidiso Moeti, citada no comunicado.

Para a OMS, a morte do seu oficial de campo é uma “enorme perda”, não só para a sua família, mas também para “os esforços da OMS e dos seus parceiros na resposta de emergência sanitária no Sudão do Sul e no importante trabalho de proteger as crianças dos impactos debilitantes e potencialmente vitalícios da poliomielite”.

“O acesso aos cuidados de saúde é um direito básico e aqueles que trabalham incansavelmente em muitas partes do Sudão do Sul para fornecer serviços humanitários às populações mais vulneráveis não devem ser alvejados”, disse o representante da OMS no país, Fabian Ndenzako.

No Sudão do Sul, Galuak garantia a vigilância da poliomielite, bem como o planeamento e a realização de imunização contra a doença.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights