Ébola: Trabalhadores da saúde em greve por falta de condições no Uganda

27 de Setembro 2022

Os trabalhadores da saúde na cidade ugandesa de Mubende, o epicentro do surto de Ébola declarado na semana passada, entraram em greve após denunciarem condições de trabalho inseguras e a falta de equipamento adequado para tratar os doentes.

Os 34 trabalhadores do centro enviaram uma carta ao Ministério da Saúde declarando que “trabalham sob supervisão limitada, uma vez que a maioria dos supervisores foram recrutados para o corpo especial [de combate ao Ébola]”.

“Falta-nos apoio adequado, tal como equipamento de proteção pessoal, pagamento de risco extra e cuidados médicos para os colegas que foram expostos” ao vírus, referem na carta, citada pelo jornal ugandês The Nile Post.

O presidente da Federação dos Médicos Estagiários do Uganda (FUMI), Musa Lumumba, confirmou a receção da carta e instou o Governo a agir rapidamente para resolver a situação, dizendo que as preocupações “são pertinentes”.

O porta-voz do Ministério da Saúde do Uganda, Emmanuel Ainebyoona, disse que as autoridades responderão. “Estamos a garantir que lhes damos conselhos para que possam responder [aos pacientes], dado que todo o equipamento de proteção para salvaguardar as suas vidas está disponível”.

O Ministério da Saúde do Uganda afirmou na sua última avaliação de segunda-feira que há 36 casos de Ébola – 18 confirmados e 18 prováveis -, 23 mortes – cinco confirmadas e 18 prováveis – e 35 pessoas estão no hospital.

O Uganda declarou o surto de Ébola em 20 de setembro após a confirmação da morte de um paciente que deu positivo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que a confirmação se seguiu a uma investigação da equipa nacional de resposta rápida após seis “mortes suspeitas” no distrito durante o mês passado.

A OMS salientou que o surto é da estirpe do Sudão. Até à data, foram detetados sete surtos desta estirpe – quatro no Uganda e três no Sudão. O Uganda comunicou o seu último caso desta estirpe em 2012, enquanto em 2019 declarou um surto da estirpe do Zaire, importada da República Democrática do Congo (RDCongo).

Descoberto em 1976 na RDCongo – então chamada Zaire – o Ébola é uma doença grave, frequentemente fatal, que afeta os seres humanos e outros primatas e é transmitida por contacto direto com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infetados e o período de incubação é de dois a 21 dias.

Provoca hemorragias graves e os seus primeiros sintomas são febre alta súbita, fraqueza grave, dores musculares, na cabeça e garganta, vómitos, hemorragia e diarreia.

A doença tem seis estirpes diferentes, três das quais (Bundibugyo, Sudão e Zaire) estão na origem de grandes epidemias.

O vírus afetou vários países da África Ocidental de 2014 a 2016, quando 11.300 pessoas morreram, num total superior a 28.500 casos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights