“É um plano interessante que pretende que os nossos hospitais sejam adaptados à realidade do internamento cada vez mais acentuado de pessoas muito idosas”, disse ao HealthNews o coordenador do livro.
“Os hospitais, há 60/70 anos, foram feitos para outro tipo de população, com uma média de idades de 50/55 anos, e os doentes que entram hoje têm mais de 80. Isso obriga a que os hospitais sejam alterados na sua construção e, também, no modo como são assistidos os doentes que estão internados”, explicou João Gorjão Clara.
Tal leva a que tenhamos doentes idosos a “entrar nos hospitais pelo seu pé e a sair de maca ou de cadeira de rodas”, ou a “desenvolver um quadro de delírio durante o internamento” – dois problemas que o “Plano Hospitalar para Idosos” quer combater, segundo Gorjão Clara.
Editado pela LIDEL, este livro conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que cedeu a sua Sala de Extrações para a apresentação, a cargo do diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, Pedro Soares Branco.
O evento, marcado para as 17h, encerrará com um momento musical protagonizado pelo “Coral Rainha D. Leonor”.
HN/Rita Antunes
0 Comments