Em comunicado, a autarquia do distrito de Lisboa afirma que “durante o período de encerramento foram realizados todos os procedimentos de desinfeção necessários e efetuadas duas contra-análises à legionella, em datas distintas e em diferentes pontos da rede”.
Os resultados negativos das análises permitem a reabertura da piscina, que estava encerrada desde 16 de setembro, data em que a empresa responsável pela manutenção e tratamento de águas da Piscina Municipal de Odivelas verificou a presença de legionella num dos chuveiros dos balneários.
Durante o fecho, foram realizadas ações de desinfeção no sistema de águas quentes da piscina, com descargas a altas temperaturas nos chuveiros e nas torneiras e a utilização de hipoclorito para desinfetar todas as cabeças de duches, chuveiros e torneiras.
“As instalações da piscina garantem, assim, todas as condições de segurança para a retoma da normal utilização pelos utentes, mantendo ativo um plano de controlo e prevenção da legionella”, esclarece a câmara.
O plano inclui “procedimentos de desinfeção preventiva em toda a rede de águas quentes sanitárias com periodicidade quinzenal” e recolhas mensais para “análise bacteriológica de controlo em diferentes pontos da rede”.
LUSA/HN
0 Comments