Parlamento aprova audição do ministro da Saúde sobre Estatuto do SNS

12 de Outubro 2022

O parlamento aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um requerimento do PS para ouvir o ministro Manuel Pizarro sobre o novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), confirmou à Lusa o deputado socialista Luís Soares.

O requerimento, aprovado por unanimidade em reunião da comissão parlamentar da Saúde, é para uma audição do ministro da Saúde para discutir os próximos passos do Estatuto do SNS.

Foi também votado e aprovado por unanimidade um outro requerimento de audição parlamentar de Manuel Pizarro sobre o relatório anual de acesso a cuidados de saúde nos estabelecimentos do SNS e entidades convencionadas, relativo a 2021, e sobre as perspetivas e planos do Governo para o futuro do SNS.

Na mesma reunião, o PS apresentou também um requerimento oral para solicitar ao Governo o envio do Relatório da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia, obstetrícia e Bloco de Partos.

Em declarações à agência Lusa, o deputado Luís Soares justificou o requerimento afirmando que, de acordo com notícias recentes, a Comissão de Acompanhamento terá proposto o encerramento de urgências obstétricas.

“Não sabemos se correspondem à realidade”, afirmou o deputado, sublinhando que o PS quer conhecer o conteúdo do relatório, que já terá sido entregue ao Governo, para sustentar as suas posições políticas “com base em factos”.

O requerimento não chegou a ser votado, porque não constava da ordem de trabalhos, mas os partidos concordaram que a mesa solicitasse ao Governo o envio do relatório, independentemente do resultado da votação na próxima reunião.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

MAIS LIDAS

Share This