Nível de stress dos portugueses aumentou desde o início da pandemia, indica estudo

13 de Outubro 2022

Um estudo recente realizado em quinze países europeus indica que 47% dos adultos portugueses relatam que os seus níveis de stress se agravaram desde o início da pandemia.

O estudo STADA Health Report 2022, com cerca de trinta mil europeus inquiridos em 15 países revela dados sobre a satisfação com o serviço nacional de saúde e a saúde mental.

Os resultados indicam que a satisfação com o serviço nacional de saúde é elevada, apesar de apresentar uma quebra face a 2021.

O mesmo estudo demonstra também que a confiança nos profissionais de saúde tem diminuído mas é comparativamente mais elevada, sendo a comunidade científica aquela na qual os Portugueses depositam a maior confiança. Esta confiança coloca Portugal no TOP dos países que mais confiança depositam nos investigadores e cientistas.

Relativamente à saúde mental, foi verificado que 47% dos adultos portugueses relataram que  que os seus níveis de stress se agravaram desde o início da pandemia. Esta é a segunda maior proporção nacional no inquérito, acima da média do estudo de 37%, tendo o stress aumentado mais apenas em Itália (53%).

Mais de um terço dos portugueses queixou-se de uma saúde mental mais debilitada e da qualidade do sono durante a pandemia, uma percentagem que se traduz em 32%. Apenas Áustria este valor foi mais elevado com 37%.

Na saúde mental em particular, a amostra representativa de 1.997 adultos portugueses estava disposta a procurar ajuda profissional. Cerca de três em cada cinco (59%) disseram que iriam consultar um psiquiatra ou psicólogo. Apenas em Espanha (62%) esta proporção foi mais elevada.

Os portugueses estão também entre os que mais se esforçam por falar da sua saúde mental com um clínico geral; quase metade (48%) fá-lo-ia, com pontuações mais elevadas apenas na Bélgica (52%) e em França (49%).”Embora seja preocupante confirmar a deterioração do estado de saúde física e mental da população portuguesa nos últimos dois anos, é encorajador confirmar a elevada confiança nos profissionais de saúde”, comenta Ana Ferreira, diretora-geral da STADA Portugal.

O estudo revelou ainda que os adultos portugueses são os mais abertos na Europa à ideia de consultar um médico à distância.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights