“Muitas pessoas desconhecem as potencialidades do mar, um recurso grátis e infinito. Sou um apaixonado pelo sal, um produto milenar, que me levou a criar soluções diferenciadas para a dermocosmética, assentes na simplicidade”, destacou o mentor da Mondegos Green Company, Jesus Zunzuregui LLombart.
Natural do País Basco, este engenheiro químico, especialista em papel, entrou na “aventura” da criação de um produto “simples e eficaz” em 2011, para satisfazer o pedido de um amigo de Coimbra, que conheceu depois de se ter instalado na Figueira da Foz, em 1991.
“Começou quase por brincadeira, para tentar valorizar o sal, sendo o nosso primeiro produto um exfoliante para os pés. Na primeira feira, vendi cerca de 20 boiões: tudo o que tinha preparado para levar”, recordou.
Às potencialidades do sal juntou os segredos de algumas plantas medicinais e os produtos, todos eles 100% naturais, foram surgindo.
A linha de cosméticos conta agora com 24 produtos, sendo sete deles diferentes em termos de aroma, mas todos eles “naturalmente simples” e, acima de tudo, “verdadeiras experiências”.
“Procuramos a felicidade nas coisas simples. Um equilíbrio na simplicidade”, explicou a filha e gerente da empresa familiar, Itsaso Zunzuregui Urquizu.
A jovem de 29 anos, licenciada em marketing e comunicação, chegou há cinco anos a Portugal para ajudar o pai a impulsionar um conceito “diferenciado, natural, simples e eficaz”.
“Não pretendemos produzir em massa, nem ter muitos produtos. Temos sim produtos eficazes e que queremos que cheguem aos clientes consoante as necessidades que têm”, justificou.
De acordo com Itsaso Zunzuregui Urquizu, a mais-valia desta empresa reside no atendimento personalizado que dedicam aos seus clientes, aconselhando-os e orientando-os na escolha dos produtos mais adequados.
“Não pretendemos impingir nada a ninguém, temos muito respeito pelo dinheiro dos nossos clientes. Mas sabemos que depois de sentirem e cheirarem, vão comprar, gostar e, assim, teremos a fidelização do cliente”, defendeu.
Com a perspetiva de a faturação rondar os 150 mil euros em 2022, Jesus Zunzuregui LLombart recordou que os dois últimos anos foram de grandes dificuldades, trazidas pela pandemia causada pela Covid-19.
“Depois da pandemia foi preciso recomeçar, continuar a acreditar nos produtos e procurar o nosso caminho. Mas somos resilientes e esse período acabou por servir para criar novos produtos e para pensar em novas estratégias”, referiu.
A pandemia trouxe uma mudança de mentalidades, que os obrigou a reposicionarem-se perante o mercado.
“Foi preciso conjugar o bom que tinha a forma de fazer negócio no passado, porque o ‘online’ não é para todos. Mas utilizar também as novas ferramentas, fazendo um comércio moderno, sem perder o fator humano”, sustentou.
Atualmente, 90% da produção tem como destino diferentes cidades portuguesas, sendo os restantes produtos vendidos em Espanha e pontualmente na Alemanha e Luxemburgo.
“A nossa grande aposta este ano é o mercado espanhol: Galiza e com foco em Madrid. Em breve, contamos entrar no mercado brasileiro”, revelou.
Também a carteira de produtos irá crescer muito em breve, com o lançamento de um endurecedor para unhas e um creme de contorno de olhos.
“Estamos constantemente a pensar em melhorar e alargar a nossa gama de produtos, em perfeita harmonia com a natureza. O segredo da nossa motivação e criatividade reside sempre na simplicidade”, concluiu.
LUSA/HN
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