GSK e APMGF lançam campanha de sensibilização sobre os riscos da Zona

23 de Outubro 2022

A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e a farmacêutica GSK lançaram a campanha de sensibilização "ZONA: Antecipe-se!". Estima-se que uma em cada três pessoas com mais de 50 anos está em risco de desenvolver a doença.

A iniciativa visa “contribuir para o aumento da literacia em saúde da população portuguesa, ao informar sobre os riscos da doença e os comportamentos a evitar”.

“Com o aumento da idade e/ou determinadas condições clínicas que enfraquecem o nosso sistema imunitário, este fica mais suscetível à reativação do vírus que causa a varicela, que por sua vez provoca a Zona. Uma em cada três pessoas está em risco e, por isso, é importante informar a população sobre a doença”, defende Nuno Jacinto, presidente da APMGF.

Segundo o estudo “Vacinação na Idade Adulta e Envelhecimento Saudável: o que sabemos sobre a Zona?”, da GSK e da APMGF, 53% da população portuguesa com mais de 50 anos não conhece os fatores de risco associados à doença, 16% não conhecem os sintomas e 28,6% não sabem qual é a faixa etária mais vulnerável ao seu aparecimento.

“Com esta iniciativa pretendemos informar os portugueses, em particular os maiores de 50 anos, para a importância de se antecipar à Zona e seus sintomas, que podem ser altamente incapacitantes e ter um enorme impacto na qualidade de vida”, explica Neuza Teixeira, Country Medical Manager da GSK Portugal.

A Zona é uma doença causada pela reativação do vírus varicela-zoster. Depois de uma pessoa contrair varicela, habitualmente durante a infância, o vírus permanece adormecido no corpo desta durante toda a vida, não causando normalmente quaisquer sintomas. No entanto, com o aumento da idade, o sistema imunitário enfraquece naturalmente, o que pode permitir que o vírus varicela-zoster se reative.

A doença pode manifestar-se através da sensação de formigueiro ou dor numa área da pele, de dor de cabeça ou mal-estar geral. Alguns dias mais tarde, costuma surgir uma erupção cutânea (vesículas ou bolhas).

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights