Centro de Saúde de Miranda do Douro encerrado devido a falha de energia

25 de Outubro 2022

O município de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, informou esta terça-feira que o Centro de Saúde local se encontra encerrado, até às 22:00, devido a uma falha de energia.

De acordo com uma publicação da autarquia na rede social Facebook, o centro de saúde está encerrado desde as 14:00 e até às 22:00.

Contactada pela Lusa, fonte ligada ao Centro de Saúde de Miranda do Douro confirmou o corte de energia e que a atividade clínica está suspensa, sendo que técnicos encontram-se a reparar a avaria elétrica provocada por uma falha num transformador.

“De momento, tivemos que interromper a nossa atividade clínica devido a uma avaria no sistema elétrico, ainda por tempo indeterminado. Os técnicos estão a tentar resolver o problema”, indicou a mesma fonte.

A fonte referiu ainda que o sistema de refrigeração está a funcionar com recurso a geradores, acrescentando que não “há problemas com vacinas”.

“A questão das vacinas foi acautelada e estão em segurança, com recurso a um gerador que está a fornecer energia, e os frigoríficos estão a funcionar dentro do intervalo recomendado”, vincou a fonte.

Segundo a mesma fonte, o que ficou comprometido foi a atividade médica e de enfermagem programadas, “porque não há plataforma informática devido à avaria elétrica e tanto médicos como enfermeiros não conseguem aceder ao sistema”.

Os casos agudos serão encaminhados para unidade de saúde mais próxima, que é o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Mogadouro, que funciona 24 horas por dia e está a cerca de 50 quilómetros de Miranda do Douro.

“Os utentes só serão transferidos em caso de situações agudas, porque as programadas iremos dar resposta de imediato e logo que haja condições”, disse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prioridades para a Saúde nas Legislativas 2025: Propostas de Pedro Pita Barros

Pedro Pita Barros, especialista em economia da saúde e professor da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), propõe para as legislativas de 18 de maio um reforço do SNS, valorização dos profissionais, aposta nos cuidados primários e continuados, redução dos pagamentos diretos das famílias, estabilidade na gestão das ULS e consensos na saúde oral e mental, destacando a necessidade de medidas concretas e transversais

Carlos Cortes: Prioridades da Ordem dos Médicos para o XXV Governo

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, defende que o próximo Governo deve apostar na valorização dos recursos humanos, na reforma da gestão do SNS e na centralidade da pessoa nos cuidados de saúde. Propõe políticas de retenção de médicos, autonomia de gestão e humanização transversal do sistema.

Prioridades para a Saúde: Propostas de Fernando Leal da Costa para o XXV Governo Constitucional

Fernando Leal da Costa, Professor Universitário e ex-ministro da Saúde, defende como prioridades para o próximo Governo: revisão da Lei de Bases da Saúde e do Estatuto do SNS, reforma administrativa, reforço da gestão local, digitalização dos processos clínicos, controlo estatal da ADSE, redefinição dos recursos humanos, avaliação da eficiência, renovação hospitalar e aposta na prevenção.

Legislativas / Propostas dos partidos para a Saúde

Com a saúde como tema prioritário nos programas eleitorais, os partidos com assento parlamentar focam-se no aumento da remuneração dos profissionais, com a esquerda a ir mais longe para fixar médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os programas eleitorais divergem sobretudo em matéria de parcerias público-privadas (PPP’s) em que os partidos mais à esquerda querem o fim destes contratos com privados enquanto a direita defende a sua eficácia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights