Reformulação do Hospital da Prelada no Porto concluída em três a quatro anos

26 de Outubro 2022

O Hospital da Prelada, equipamento da Santa Casa de Misericórdia do Porto (SCMP), será alvo de uma reformulação a concluir em “três a quatro anos”, que inclui a modernização da área de ambulatório, adiantou hoje o provedor, António Tavares.

“A modernização e a digitalização do hospital são os grandes eixos para os próximos tempos”, disse António Tavares, à agência Lusa.

Na totalidade, o projeto, que tem um horizonte temporal de “três a quatro anos”, está orçado em cerca de cinco milhões de euros e será candidatado a fundos europeus.

O programa de investimentos inclui um projeto ligado às energias renováveis “de forma a tornar o hospital mais sustentável”, a digitalização de processos “para reduzir o uso de papel”, bem como a instalação da área de ambulatório no piso de entrada da unidade.

“Quando este hospital foi feito [há 34 anos] o conceito cirúrgico [com dias de internamento] era o conceito tradicional. Há cerca de 10 anos houve uma inversão desse modelo para o ambulatório [que se traduz em cirurgia no hospital e recuperação em casa]. Queremos fazer obras no piso de entrada do hospital para que o doente, ao entrar, entre logo na zona de ambulatório”, descreveu António Tavares.

Por ano, pelo Hospital da Prelada passam cerca de 3.500 a 4.000 doentes.

Este é um dos investimentos em curso no Hospital da Prelada, onde existe uma Unidade de Ensaios Clínicos de fase 1 e 2 que será expandida, num projeto para levar a cabo em 2023.

Com um orçamento anual a rondar os 30 milhões de euros – 80% dos quais do Serviço Nacional de Saúde – o Hospital da Prelada está inserido num complexo da SCMP que tem uma área de cerca de 20 hectares.

A chamada Quinta da Prelada, concebida pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni e conhecida pelos elementos barrocos que a compõe, nomeadamente um castelo, é dividida pela Via de Cintura Interna (VCI), existindo uma passagem subterrânea que liga os dois lados que será “reaberta”.

Além do hospital, nesse complexo mora já a Casa da Prelada, um equipamento cultural que alberga arquivos históricos, bem como o Centro Hípico do Porto, espaço dirigido pelo centenário Sport Clube do Porto.

Na sexta-feira é assinado um contrato com a Associação de Futebol do Porto (AFP) que instalará, num dos lados do espaço, um centro de estágios.

António Tavares avançou que o complexo ficará completo após a instalação de um parque para autocaravanas na parte superior da quinta e que a área verde que envolve estas infraestruturas será aberta à comunidade.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights