De acordo com o relatório sobre a evolução dos casos de covid-19 ontem divulgado, o valor médio do Rt entre 18 e 22 de outubro é de 0,98 em Portugal, o que representa um aumento em relação a 0,88 no período entre 11 e 15 deste mês.
Esta subida surge após a redução acentuada da taxa de incidência de contágios e do índice de transmissão do vírus, depois de ter cessado, em 01 de outubro, a situação de alerta em Portugal continental, que levou a uma redução do número de testes de despiste do SARS-CoV-2.
Perante isso, o INSA reconheceu que a diminuição dos valores da incidência e do Rt podia “não corresponder a decréscimos reais” de casos.
Segundo os dados de ontem do INSA, o Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – aumentou nas regiões de Portugal continental, estando em 0,89 no Norte, em 1,14 no Centro, em 0,96 em Lisboa e Vale do Tejo, em 0,89 no Alentejo e em 0,90 no Algarve.
As duas regiões autónomas registam um Rt superior ao limiar de 1, com 1,07 nos Açores e 1,24 na Madeira, indica o relatório, que adianta que a média de casos a cinco dias está nas 922 infeções diárias a nível nacional, sendo mais baixa no continente (801).
LUSA/HN
0 Comments