Proença-a-Nova apoiou 46 cirurgias às cataratas para utentes carenciados

28 de Outubro 2022

Quarenta e seis idosos de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, foram operados às cataratas no âmbito de um protocolo de acesso gratuito a cirurgias estabelecido entre o município e a Fundação Álvaro Carvalho (FAC).

“Este protocolo está incluído na estratégia do município de apoiar os cidadãos mais vulneráveis e que necessitam de atenção especial, proporcionando assim melhor qualidade de vida”, referiu, em comunicado, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo.

O protocolo estabelecido entre o município de Proença-a-Nova e a FAC já permitiu a realização de 46 cirurgias às cataratas a utentes do concelho desde 2018, sendo que os últimos 16 utentes foram intervencionados este ano.

A seleção dos doentes é feita com base em dois critérios: prioridade clínica e carência económica e é realizada com a coordenação do Centro de Saúde de Proença-a-Nova.

No âmbito deste protocolo, a Câmara de Proença-a-Nova assegura metade dos custos das cirurgias e o transporte de ida e regresso a casa, quer no dia da cirurgia, quer nas consultas de pós-operatório.

A FAC tem como objetivo desempenhar funções de solidariedade social no âmbito da saúde, prestando cuidados médicos e outras atividades assistenciais do foro preventivo, curativo e de reabilitação.

Privilegia os setores mais carenciados da população ou os setores que se encontram socialmente mais excluídos, com especial incidência nas zonas do interior do país, onde este protocolo foi realizado com municípios dos distritos de Castelo Branco e da Guarda.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights