Doença vascular cerebral: SPAVC abre candidaturas para Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes

3 de Novembro 2022

Projetos dedicados ao estudo do acidente vascular cerebral (AVC) contam novamente com o apoio da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), pronta a atribuir uma bolsa no montante de 5000€, agora denominada Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes.

Anualmente, a SPAVC atribui uma bolsa de investigação destinada a financiar, parcial ou totalmente, o melhor projeto de investigação científica na área clínica dedicado ao estudo da doença vascular cerebral. A SPAVC tem como objetivo “promover o estudo e investigação da doença vascular cerebral, pelo que se instituiu a Bolsa de Investigação em Doença Vascular Cerebral, que tem reconhecido projetos importantes de investigação clínica”, afirma Patrícia Canhão, presidente da Comissão Científica da SPAVC.

As candidaturas devem ser enviadas até ao dia 18 de janeiro de 2023, por via eletrónica, à Direção da SPAVC, através do e-mail secretariado@spavc.org, num formulário disponibilizado no site da Sociedade, fazendo-se acompanhar de alguns elementos necessários para a apreciação do júri,  que podem ser consultados no regulamento da candidatura (link do regulamento). Neste regulamento, é ainda referido que apenas serão admitidos os projetos de trabalhos científicos a serem realizados, pelo menos parcialmente, em instituições portuguesas.

Segundo Patrícia Canhão, “o Prof. Castro Lopes teve um papel distinto na divulgação da doença vascular cerebral e sua prevenção, proclamou e defendeu o acesso dos doentes com AVC aos cuidados agudos e de reabilitação, facilitou a formação dos profissionais, esteve sempre ao lado da melhor ciência e da investigação”.

É neste sentido que “esta visão teve, desde a primeira hora, um líder excecional, a quem doentes, sobreviventes, profissionais e a sociedade em geral prestam a homenagem e o reconhecimento devidos ao atribuir às anuais bolsas de investigação da SPAVC a muito apropriada designação de Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes em Doença Vascular Cerebral”, acrescenta José Manuel Calheiros, membro da Comissão Científica da SPAVC.

O regulamento do concurso abrange diversos aspetos sobre o processo de candidatura, mas também sobre o processo de avaliação, constituição do júri e, por fim, comissão e acompanhamento.

O vencedor da Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes será divulgado publicamente no encerramento do 17.º Congresso Português do AVC, que decorre no dia 4 de fevereiro de 2023.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights