APP alerta para relação entre a diabetes e a saúde dos pés

14 de Novembro 2022

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, o presidente da Associação Portuguesa de Podologia (APP) alertou que 85% das amputações nos membros inferiores “têm um historial de úlceras diabéticas”.

Segundo o dirigente da APP, as complicações que ocorrem nos pés destes doentes proporcionam uma diminuição da qualidade de vida destes indivíduos e um grande custo aos serviços de saúde. “15% dos doentes diabéticos desenvolvem uma úlcera nos membros inferiores durante os anos de doença e que 85% das amputações têm um historial de úlceras diabéticas”.

Manuel Portela sublinha a importância das Jornadas do Pé Diabético na partilha de conhecimento sobre a relação que existe entre a diabetes e a saúde dos pés. As jornadas “”têm sido fundamentais na melhoria da qualidade de vida da população, na prevenção e diminuição das taxas de amputação do pé diabético”.

O Pé Diabético é visto como a principal causa de amputação da extremidade inferior, sendo também a principal causa de internamento da pessoa com diabetes. É caracterizado pelo desenvolvimento da perda de sensibilidade nos pés, presença de feridas complexas, deformidades, limitação de movimento articular, infeções, amputações, entre outras.

PR/HN/VC

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS do Oeste em processo de certificação pela ERAS

A Unidade Local de Saúde do Oeste encontra-se em processo de certificação do programa ERAS – Enhanced Recovery After Surgery para a Cirurgia Colorretal nos Serviços de Cirurgia Geral das Unidades Hospitalares de Caldas da Rainha e de Torres Vedras. O anúncio foi feito esta segunda-feira.

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights