GE Breast Academy impulsiona debate internacional sobre o cancro da mama

14 de Novembro 2022

A GE Breast Academy, organizada pela GE Healthcare, celebrou a sua 10.ª edição pela primeira vez em Portugal nos dias 3 e 5 de novembro.

O cancro da mama é o mais comum no mundo e, segundo dados do Globalcan 2020, nesse ano, os novos casos foram mais de 2 milhões. Por essa razão, o debate científico sobre o diagnóstico precoce ganha destaque a nível internacional, visto que pode melhorar significativamente a vida e o prognóstico de milhões de mulheres em todo mundo.

O evento reuniu um painel de especialistas internacionais na área do diagnóstico do cancro da mama, destacando-se uma especialista portuguesa, Inês Rossi Pereira, com moderação nas sessões “Inteligência Artificial em Imagiologia na área da mama – Tendências” e “Imagiologia na área da mama: a última década”.

A propósito dos painéis em que participou, a especialista afirma que “a procura de melhorar o diagnóstico, prognóstico e tratamento do cancro da mama levou ao desenvolvimento de novas tecnologias de imagem na última década, criando necessidade de formação e gerando maior tempo de leitura dos exames”. “Espera-se que os algoritmos de inteligência artificial desenvolvidos ao longo dos últimos anos na área da Imagiologia Mamária tenham impacto na eficácia da interpretação e no fluxo de trabalho, com a melhoria da avaliação do risco de cancro da mama, na sua deteção, diagnóstico, prognóstico, avaliação da resposta ao tratamento e na previsão de recidiva”, acrescenta.

Este ano, o programa contou com a partilha de uma retrospetiva dos destaques da última década no que diz respeito à imagiologia no mundo, bem como qual a perspetiva para os próximos anos. Além disso, foram revistos e discutidos os avanços tecnológicos recentes na área da imagiologia mamária, no âmbito do rastreio e diagnóstico, e propostas soluções para o futuro baseadas na experiência dos participantes dos diferentes continentes.

Inês Rossi Pereira destaca “a oportunidade única de partilha de experiências com colegas de outros países, visando aprofundar conhecimentos e práticas já adquiridas e, em conjunto, idealizar o caminho para o futuro da Imagiologia Mamária no diagnóstico, prognóstico e tratamento do cancro da mama”.

Rui Costa, diretor da GE Healthcare em Portugal, diz que “o que se pretende é promover o debate científico, numa área tão relevante como o cancro da mama”. “Iniciativas como a Breast Academy são de grande relevância para a empresa, principalmente por permitirem uma troca de experiências e conhecimentos a nível internacional, o que se revela realmente enriquecedor. É uma grande honra organizarmos este evento científico no nosso país”, conclui.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights