Associação alerta para necessidade de uso responsável de antibióticos

15 de Novembro 2022

A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários (APIFVET) alertou esta terça-feira para a resistência antimicrobiana, tratando-se de uma “ameaça global”.

No âmbito do Dia Europeu do Antibiótico, celebrado esta sexta-feira, a APIFVET reiterou a importância de uma utilização responsável de antibióticos, “não só nos animais de produção, mas também nos animais de companhia”.

Mário Hilário, Presidente da APIFVET, sublinha que “é crescente a preocupação relativamente à automedicação e venda sem receita médico-veterinária de antibióticos”. Neste sentido, o responsável diz que “é de uma importância extrema, sensibilizar a população para que esta indicação seja respeitada.”

Os antibióticos são a única forma de curar uma doença bacteriana.

Face a esta preocupação, que tem na sua base a resistência antimicrobiana, a APIFVET reforça ainda “a importância de identificarmos a Saúde Pública pelo conceito de “Uma Só Saúde”, que defende que a saúde humana, animal e ambiental estão interligadas e que, de uma, dependem todas. O uso inadequado de antibióticos promove a propagação de bactérias resistentes a antimicrobianos, contribuindo assim para o aumento de potenciais riscos para a saúde pública”.

PR/HN/

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Produtos para cabelo retirados do mercado após alerta da DECO

A L’Oréal Portugal retirou do mercado nacional todas as unidades da gama de cuidados para o cabelo ‘Hair Booster’ da marca Fructis parecidas com saquetas de fruta para crianças, após uma denúncia da DECO e intervenção do Infarmed

Presidente do INEM diz ter condições para continuar no cargo

O presidente do INEM afirmou hoje que sente ter condições para continuar no cargo e assegurou aos deputados que pretende continuar a trabalhar na resolução dos problemas de fundo do instituto “até ao último dia”.

MAIS LIDAS

Share This