70% dos portugueses nunca ouviu falar de DPOC

16 de Novembro 2022

No Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), que hoje se assinala, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) revela que 70% dos portugueses nunca ouviu falar da doença.

A SPP conduziu recentemente um estudo de notoriedade realizado numa amostra de 1500 portugueses. O estudo, conduzido pela Spirituc, revela que mais de 70% dos portugueses nunca ouviu falar de DPOC.

Os resultados do estudo mostram ainda que mesmo dentro do grupo dos fumadores, grupo de alto risco, também há um grande desconhecimento sobre a doença, fatores de risco, sintomas, método de diagnóstico e impacto na qualidade de vida e na mortalidade.

Perante estes dados, a SPP relançou a campanha DPOQuê?. A iniciativa visa sensibilizar a população para os fatores de risco, sinais de alerta, a gravidade da doença e a importância do diagnóstico.

Além disso, a SPP produziu o “Guia da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica”, no qual, além de se esclarecer sobre o que é esta doença, se alerta para os seus principais fatores de risco, sintomas, diagnóstico, entre outras informações relevantes.

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

PR/HN/Vaishaly Camões

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UpHill conecta registos de saúde na UE

A empresa portuguesa UpHill lidera o i2X, projeto europeu que conectará dados de saúde de 3 milhões de cidadãos em 12 países da UE. Com €8 milhões de financiamento, a iniciativa visa melhorar a qualidade dos cuidados médicos e a interoperabilidade dos registos eletrónicos.

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights