Técnicos de diagnóstico esperam que Governo inicie negociações em 13 de dezembro

19 de Novembro 2022

Os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica (TSDT) e o Governo reúnem-se em 13 de dezembro, um encontro que o sindicato espera que sirva para iniciar as negociações sobre a carreira e a tabela salarial.

“Embora o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnósticos e Terapêutica (STSS) considere este agendamento tardio, quer acreditar na vontade da tutela de avançar de forma efetiva com o processo negocial”, adiantou a estrutura representativa dos TSDT em comunicado.

O sindicato anunciou que, tendo em conta o contacto do Governo realizado ontem a agendar a reunião, foi cancelada a vigília marcada para segunda-feira em frente ao Ministério da Saúde.

Numa “clara manifestação de boa-fé negocial, como sempre tivemos, vamos desmobilizar a ação prevista para a próxima segunda-feira”, referiu o presidente do STSS, citado no comunicado.

Luís Dupont disse acreditar que o ministério de Manuel Pizarro vai “analisar as reivindicações” dos TSDT e iniciar o processo negocial para que estes “profissionais deixem de sofrer as injustiças e desigualdades”, mas alertou que, caso isso não aconteça, o sindicato vai prosseguir com as ações de luta que tem realizado.

O sindicato tem promovido, nas últimas semanas, concentrações à porta de vários hospitais, estando prevista para o final de novembro uma greve às horas extraordinárias.

Entre outras matérias, o STSS reivindica a regularização urgente da carreira dos TSDT, a aplicação do sistema de avaliação de desempenho com a atribuição de 1,5 pontos por ano, a revisão das tabelas salariais, o reforço do número de TSDT nos quadros do Serviço Nacional de Saúde e aumentos salariais e de todos os suplementos remuneratórios imediatos, com a recuperação do poder de compra perdido em 2022 e nos anos anteriores.

No final de outubro, numa audição na Comissão de Saúde da Assembleia da República, Luís Dupont alertou que a “paciência destes trabalhadores” estava a esgotar-se, perante o “silêncio” do Governo aos pedidos de retoma das negociações.

“A aparente paciência destes trabalhadores está a esgotar-se e a paz social pode, no seio dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, ser difícil de manter”, salientou na altura o dirigente sindical.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights