“Desafios na Saúde: construindo caminho”: IV Encontro do ACES Matosinhos

21 de Novembro 2022

O IV Encontro do ACES Matosinhos vai decorrer nos próximos dias 24 e 25 de novembro, no Auditório Infante D. Henrique (APDL), em Leça da Palmeira, a partir das 9h00.

Aproximar a formação às necessidades da prática clínica, refletir sobre as temáticas atuais e os desafios que se colocam aos cuidados de saúde primários na resposta às necessidades da população, num contexto de partilha multiprofissional, é o objetivo do encontro.

Organizado pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Matosinhos, integrado na Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), esta quarta edição, que assinala o retomar destes encontros, vai abordar várias temáticas na tentativa de responder aos “atuais desafios em Saúde”. “O tema do encontro – Desafios na Saúde: construindo caminhos – exprime a necessidade de se construir novas formas de articulação e de abordagem multidisciplinar na resposta em cuidados de saúde”, sublinha Carla Ponte, especialista em Medicina Geral e Familiar, que integra a direção do conselho de gestão do ACES Matosinhos.

Assim, o programa deste encontro está estruturado em quatro grandes áreas temáticas que traduzem essa necessidade de “construção de caminhos na procura de respostas”, a começar pela saúde pública, com a abordagem dos determinantes de saúde, o bem-estar mental e a abordagem do doente crónico, com especial enfoque para a centralidade do cidadão nos cuidados de saúde.

Além da discussão no modelo de mesa-redonda, o programa inclui a apresentação de comunicações livres, simpósios e ainda a realização de três workshops temáticos com destaque na prática clínica: tratamento de feridas, técnicas inalatórias e insulinoterapia.

O ACES Matosinhos é constituído por 11 Unidades de Saúde Familiar (USF), quatro Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), três Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e uma Unidade de Saúde Pública. Tem como objetivo dar resposta às necessidades da população e garantir a cobertura assistencial ao concelho de Matosinhos, numa perspetiva integrada e de parceria com as várias instituições da comunidade – autarquia, juntas de freguesia, escolas e instituições particulares de solidariedade social.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Infarmed aprova financiamento de Enhertu

O financiamento de Enhertu (transtuzumab deruxtecano) foi aprovado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos, INFARMED, I.P., para o tratamento de doentes adultos com cancro de mama HER2- positivo, irressecável ou metastizado, que receberam dois ou mais regimes anti-HER2 ou que receberam um regime anterior anti-HER2, que incluiu trastuzumab para a doença avançada.

Angelini Pharma anuncia lançamento de novo medicamento

A Angelini Pharma Portugal acaba de anunciar o lançamento no mercado português de cenobamato, um fármaco anticrise epilética (FACE) para o tratamento adjuvante de crises focais, com ou sem generalização secundária.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights