Estado da diabetes na UE discutida no Parlamento Europeu

21 de Novembro 2022

A Federação Internacional da Diabetes (IDF) promoveu esta segunda-feira uma discussão no Parlamento Europeu sobre o estado da doença na União Europeia, alertando para a necessidade de serem discutidos novos e inovadores modelos de prestação de cuidados. O debate contou com a participação do diretor clínico da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

A propósito do Dia Mundial da Diabetes, assinalado a 14 de novembro, a IDF abordou no Parlamento Europeu o contexto atual da diabetes e a necessidade de serem discutidos novos e inovadores modelos de prestação de cuidados na prevenção e no acompanhamento em proximidade.

“A diabetes continua a ser uma das principais pandemias da atualidade, sendo uma doença crónica de elevada complexidade e que necessita de uma correta gestão. É, por isso, crucial adotar novos e inovadores modelos de prestação de cuidados em proximidade, associados a novas formas de financiamento que favoreçam a sua adoção”, defende João Filipe Raposo, Diretor Clínico da APDP.

“Sem a ação coordenada da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e dos Estados Membros, com objetivos claros e definidos, as desigualdades continuarão a existir e a piorar, sendo que o número de pessoas com diabetes irá continuar a aumentar sem que tenham acesso ao melhor tratamento”, conclui o responsável.

Em foco estiveram as causas dos vários tipos de diabetes, que ainda não são conhecidas, bem como as medidas de prevenção e controlo adequado.

“É urgente colocar esta doença na agenda política, abordando a forma de a prevenir, mas não só. A perceção enviesada da prevenção como solução para todos os tipos de diabetes provoca estigma relativamente a todos aqueles que já foram diagnosticados. A prevenção é crucial, mas o campo do tratamento não pode ser ignorado”, remata.

No Dia Mundial da Diabetes, foi bem reforçada a necessidade de políticas ativas de prevenção e de acompanhamento das pessoas com diabetes, através de centenas de iniciativas por todo o país, o que salienta a importância desta ação europeia.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ADSE aumenta reembolsos pelas consultas e revê preços em 2025

A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços.

MAIS LIDAS

Share This