A iniciativa visa incentivar o desenvolvimento de trabalhos de investigação clínica inovadores, que contribuam para o progresso e dinamização da área da saúde cardiovascular da Mulher.
De acordo com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “atualmente, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte das Mulheres portuguesas. Com a criação do Prémio, a SPC pretende dinamizar e incentivar a investigação científica nesta área, de modo a contribuir para a progressão do conhecimento científico e garantir a melhoria da prestação dos cuidados de saúde às Mulheres”.
“Atender às necessidades de saúde das Mulheres e contribuir ativamente para a identificação de soluções que contribuam para a sua qualidade de vida. É este o compromisso que está na base do legado da Organon e que nos move a apoiar o lançamento de prémios como este, que contribuem para o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde e entidades desta área”, sublinha Rui Mesquita, Medical Lead da Organon Portugal.
O Prémio “Saúde Cardiovascular na Mulher”, através da SPC, vai atribuir três mil euros ao trabalho de investigação vencedor: dois mil serão entregues no Congresso Português de Cardiologia de 2023, e os restantes mil euros após a publicação do trabalho numa revista ou jornal com peer-review.
Todos os trabalhos serão analisados por um Júri composto por três elementos de reconhecido mérito científico, nomeados pela Direção da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, e a sua avaliação basear-se-á: na importância clínica abordada pelo trabalho, originalidade e robustez dos resultados.
As candidaturas à 1ª Edição já se encontram abertas, e os interessados podem concorrer até 31 de dezembro.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments