Ministério da Saúde moçambicano recupera medicamentos avaliados em quinze milhões de euros

2 de Dezembro 2022

As autoridades de Saúde moçambicanas recuperaram medicamentos desviados de farmácias públicas entre janeiro e setembro, avaliados em mais de mil milhões de meticais (15 milhões de euros), anunciou na quarta-feira o ministro da Saúde.

Os medicamentos foram recuperados “em 31 locais de venda ilícita de produtos farmacêuticos”, durante trabalhos de inspeção do Ministério da Saúde (Misau), disse Armindo Tiago, durante uma reunião da inspeção de saúde, em Maputo.

Segundo o ministro, entre outras pessoas, 12 funcionários públicos estiveram envolvidos nos esquemas de desvio dos fármacos, referindo que é preciso que haja maior conscientização.

“Não é com a expulsão de toda a gente que vamos resolver o problema, é melhor que as pessoas que estejam a trabalhar tenham consciência”, frisou o ministro da Saúde moçambicano.

O governante disse ainda que o desvio de medicamentos pode ser uma das causas da falta de produtos que frequentemente se verifica nas farmácias públicas.

Armindo Tiago apontou ainda o mau atendimento nas unidades hospitalares e má gestão de recursos como outros problemas identificados durante ações da inspeção da saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sismo de 4,7 na escala de Richter registado no Seixal

 Um sismo de magnitude 4,7 na escala de Richter com epicentro a cerca de 14 quilómetros a oeste-sudoeste de Seixal, no distrito de Setúbal, foi registado hoje pela 13:24 nas estações da Rede Sísmica do Continente, revelou o IPMA.

Papa apresenta “quadro clinico complexo”

O Papa Francisco, hospitalizado desde sexta-feira em Roma, apresenta um “quadro clínico complexo”, anunciou hoje o Vaticano, sugerindo que a hospitalização do papa de 88 anos deverá continuar.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights