Sismo de magnitude 5,7 abala ilha na Indonésia

3 de Dezembro 2022

Um sismo de magnitude 5,7 atingiu este sábado a ilha de Java, na Indonésia, onde um outro terramoto fez mais de 330 mortos há duas semanas, sem relatos de vítimas até agora, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

De acordo com o USGS (do inglês United States Geological Survey), o epicentro do terramoto de hoje ocorreu 18 quilómetros a sudeste da cidade de Banjar, no oeste de Java, a uma profundidade de 112,5 quilómetros.

A agência meteorológica indonésia, por sua vez, avaliou em 6,4 a magnitude deste sismo, que fez tremer edifícios na capital, Jacarta.

Até ao momento não há relatos de vítimas ou de danos consideráveis.

A 21 de novembro passado, um terramoto de magnitude 5,6 e baixa profundidade, perto da cidade de Cianjur, também no oeste de Java, matou pelo menos 331 pessoas. O sismo destruiu muitos edifícios e causou vários deslizamentos de terra.

Localizada no ‘anel de fogo’ do Pacífico, onde as placas tectónicas se encontram, a Indonésia é regularmente palco de terramotos e erupções vulcânicas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prioridades para a Saúde nas Legislativas 2025: Propostas de Pedro Pita Barros

Pedro Pita Barros, especialista em economia da saúde e professor da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), propõe para as legislativas de 18 de maio um reforço do SNS, valorização dos profissionais, aposta nos cuidados primários e continuados, redução dos pagamentos diretos das famílias, estabilidade na gestão das ULS e consensos na saúde oral e mental, destacando a necessidade de medidas concretas e transversais

Carlos Cortes: Prioridades da Ordem dos Médicos para o XXV Governo

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, defende que o próximo Governo deve apostar na valorização dos recursos humanos, na reforma da gestão do SNS e na centralidade da pessoa nos cuidados de saúde. Propõe políticas de retenção de médicos, autonomia de gestão e humanização transversal do sistema.

Prioridades para a Saúde: Propostas de Fernando Leal da Costa para o XXV Governo Constitucional

Fernando Leal da Costa, Professor Universitário e ex-ministro da Saúde, defende como prioridades para o próximo Governo: revisão da Lei de Bases da Saúde e do Estatuto do SNS, reforma administrativa, reforço da gestão local, digitalização dos processos clínicos, controlo estatal da ADSE, redefinição dos recursos humanos, avaliação da eficiência, renovação hospitalar e aposta na prevenção.

Legislativas / Propostas dos partidos para a Saúde

Com a saúde como tema prioritário nos programas eleitorais, os partidos com assento parlamentar focam-se no aumento da remuneração dos profissionais, com a esquerda a ir mais longe para fixar médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os programas eleitorais divergem sobretudo em matéria de parcerias público-privadas (PPP’s) em que os partidos mais à esquerda querem o fim destes contratos com privados enquanto a direita defende a sua eficácia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights