Centro Hospitalar de Leiria atualiza plano de contingência de saúde sazonal

6 de Dezembro 2022

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) atualizou o plano de contingência de saúde sazonal, relativa ao outono/inverno 2022-23, que inclui o reforço da articulação com os cuidados de saúde primários, foi esta segunda-feira anunciado.

“As principais medidas incluem a finalização do programa de vacinação de todos os profissionais do CHL para os vírus da gripe sazonal e do reforço da vacinação da Covid-19, iniciado em outubro”, e o “acompanhamento da evolução epidemiológica dos casos de covid-19 e seus contactos dentro da instituição e na sua área geográfica de influência”, adianta o CHL.

Entre as medidas está, também, o “reforço da articulação com os cuidados de saúde primários, incluindo o encaminhamento de situações não urgentes”, o “estímulo à expansão da hospitalização domiciliária e reativação dos circuitos para avaliação pré-operatória para cirurgia eletiva e de ambulatório”.

Segundo a nota de imprensa, “o plano de contingência de saúde sazonal comporta ainda duas fases de implementação”, a fase 1, atualmente em vigor, “em que a procura dos serviços é ligeira a moderada e permite a coexistência da atividade assistencial não covid”, mantendo-se toda a atividade assistencial nos hospitais do CHL, Alcobaça, Pombal e Leiria, mas neste último “com áreas de internamento específicas para doentes com infeção por Covid-19”.

Já a fase 2 visa “dar resposta a uma pressão mais elevada e muito elevada, onde serão reorganizados os serviços de internamento das instituições do CHL para expansão de áreas de internamento dedicadas a doentes infetados com Covid-19” no hospital de Leiria, “com redução da atividade assistencial programada, sendo ativado um grupo de gestão de crise, em articulação com o Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho e o Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos”.

“O documento do CHL engloba a questão da sobrecarga dos serviços de Urgência, considerando que, de forma a uma maximização da resposta da rede hospitalar, os doentes triados como ‘pouco urgentes’ e ‘não urgentes’ sejam encaminhados para a rede de cuidados primários, de acordo com a sua capacidade de resposta”, lê-se na nota.

Além do plano de contingência outono/inverno do CHL, estão igualmente a ser consideradas as medidas anunciadas recentemente pelo Ministério da Saúde contidas no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2022-2023, explica.

O plano define ainda como medidas preventivas e de contenção “manter a obrigatoriedade do uso de máscaras nos serviços de saúde” e “recomendar o uso de máscaras pelas pessoas com sintomas sugestivos de infeções respiratórias, assim como em ambientes fechados nos períodos de maior incidência de infeções respiratórias na comunidade”

Recomendar a redução voluntária de contactos sociais perante sintomatologia sugestiva de infeções respiratórias, promover a ventilação adequada de espaços fechados e reforçar a prevenção e controlo de infeções multirresistentes associadas aos cuidados de saúde” são outras medidas preventivas

Citado na nota de imprensa, o presidente do conselho de administração do CHL, Licínio de Carvalho, reconhece que se prevê “a intensificação da transmissão do SARS-CoV-2 nos próximos meses, bem como a hipótese de surgirem novas estirpes do vírus”, pelo que é preciso manter a atenção e não baixar a guarda,

“Quanto às infeções respiratórias, víricas e bacterianas, já se denota nos nossos registos que chegaram mais cedo, com uma maior incidência quer em crianças, quer em adultos. É, portanto, fundamental que cada um de nós assegure o seu autocuidado e recorra ao médico de família ou assistente para as situações não urgentes”, apela Licínio de Carvalho.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights