Nove distritos em aviso laranja devido à chuva na segunda-feira

11 de Dezembro 2022

Nove distritos de Portugal Continental vão estar já a partir da próxima madrugada sob aviso laranja devido à previsão de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação no ‘site’ do IPMA os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Braga vão estar sob aviso laranja entre as 06:00 e as 12:00 de segunda-feira devido à “precipitação persistente, por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada”.

Posteriormente, os avisos descem para amarelo nestes mesmos distritos, na maioria dos quais até às 18:00 de terça-feira.

Nos distritos de Évora, Setúbal e Beja o alerta laranja para a precipitação tem início mais tarde, vigorando entre as 15:00 de segunda-feira e as 00:00 de terça-feira.

Durante o dia de hoje e ainda segundo o IPMA não estão ativos nenhuns avisos.

Além dos avisos laranja nos nove distritos, todos os 18 distritos de Portugal Continental vão estar sob aviso amarelo não só pela precipitação prevista, mas também pelo vento – Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Viana do Castelo, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga, entre as 06:00 e as 15:00 de segunda-feira.

Os avisos amarelos vão estar também ativos para a agitação marítima nos distritos de Faro, Setúbal, Beja, Lisboa, Leiria, Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga, em vigor para a maioria dos distritos entre as 06:00 de segunda-feira e as 21:00 de terça-feira, devido a ondas que podem atingir os cinco metros.

O aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro e implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, já o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgências em Portugal: quase 16 milhões de atendimentos em dois anos e meio

As urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal registaram quase 16 milhões de atendimentos entre 2022 e junho de 2024, uma procura que se mantém elevada e é mais do dobro da média verificada nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). 

Resistência aos antibióticos causa 35 mil mortes anuais na Europa

A resistência aos antibióticos é responsável por mais de 35 mil mortes por ano na União Europeia e no Espaço Económico Europeu, segundo estimativas do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC). Este fenómeno continua a aumentar, representando um grave desafio para a saúde pública na Europa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights