Liga dos Amigos do Hospital de Santarém dinamiza programa para população idosa do concelho

22 de Dezembro 2022

A Liga dos Amigos do Hospital de Santarém (LAHS) vai dinamizar um programa destinado a melhorar a saúde e o bem-estar da população mais idosa, essencialmente nas vertentes da alimentação e do exercício físico.

O projeto “Vida Sénior” visa a prevenção e promoção de hábitos de vida saudáveis entre a população mais idosa, num concelho em que mais de 15.000 dos cerca de 59.000 habitantes têm mais de 65 anos (mais de 25% da população residente), é referido numa nota divulgada ontem pela Câmara de Santarém.

O projeto visa tornar a população mais idosa do concelho de Santarém num “grupo da sociedade mais resistente às doenças, mais digno, mais autónomo, mais participativo e, sobretudo, mais feliz”, é acrescentado.

O projeto integra várias vertentes, como o programa educativo “Bom Prato, Bons Músculos”, que, durante quatro semanas, propõe aos participantes “uma imersão no mundo da alimentação saudável”, com a dieta mediterrânica, aliada ao exercício físico, proporcionando avaliação e acompanhamento médico especializado, acompanhamento por fisioterapeuta e por terapeuta/instrutora de Pilates.

Noutra vertente, proporciona “atividades para a promoção de uma vida plena”, com sessões educativas, nomeadamente de educação para a saúde, pilates, ‘fitness’ e musculação, danças de salão, ‘workshops’ de culinária tradicional mediterrânica e passeios pedestres organizados.

Por outro lado, inclui sessões dirigidas a profissionais de saúde e público em geral, sob o tema “Mais Prevenção, mais Saúde”, para “despertar a importância de se viver de forma preventiva”.

A LAHS indica, na sua página na Internet, que a iniciativa se dirige essencialmente a pessoas com mais de 50 anos.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, salienta, no comunicado, que a rede solidária de apoio ao idoso conta com 16 instituições particulares de solidariedade social, que “desenvolvem várias respostas na área da anciania no território do município”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights