SPAVC apresenta cursos pré e pós-congresso

8 de Janeiro 2024

Este ano, os participantes do Congresso Português do AVC, organizado pela Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), terão a oportunidade de escolher entre sete cursos especializados.

“Os cursos pré e pós-congresso são mais do que oportunidades de aprendizagem. São momentos de revisão, aperfeiçoamento, especialização e diferenciação, contribuindo para a melhoria da prática clínica na abordagem ao doente com AVC”, refere Vítor Tedim Cruz, presidente da direção da SPAVC.

No dia 31 de janeiro, o curso “Neuroimagem na Doença Vascular Cerebral” irá inaugurar a sequência de cursos pré-congresso, realizando-se entre as 14h30 e as 16h30, com coordenação de Ângelo Carneiro e João Pedro Marto. Será uma formação detalhada sobre o mundo da neuroimagem, abordando técnicas avançadas e inovadoras no diagnóstico por imagem da doença vascular cerebral.

Ainda no mesmo dia serão realizados, em simultâneo, mais dois cursos pré-congresso. O curso II “Ultrassonografia de Cabeceira nas Unidades de AVC”, com coordenação de dois membros da direção da SPAVC, João Sargento Freitas e Alexandre Amaral e Silva, e o curso III “Enfermagem Cerebrovascular”. O primeiro terá como objetivo uma exploração profunda sobre o papel da ultrassonografia no contexto das Unidades de AVC e o segundo irá abordar as melhores práticas de enfermagem no tratamento dos doentes com AVC.

No dia 3 de fevereiro, após término do congresso, entre as 14h30 e as 16h30, haverá dois cursos pós-congresso. O curso IV “Reabilitação após Doença Vascular Cerebral” será dirigido a todos os profissionais que se interessem pela área da reabilitação, capacitando-os a desempenhar um papel ativo na recuperação dos sobreviventes de AVC. Esta formação será conduzida por Jorge Jacinto e Renato Nunes. O curso V “Prevenção Vascular I: Hipertensão, Diabetes e Dislipidémia”, liderado por Fernando Pinto, irá focar-se em três dos principais fatores de risco modificáveis para o aparecimento do AVC.

No período entre as 17h e as 19h, o curso VI “Prevenção Vascular II: Cardioembolismo”, coordenado por Catarina Fonseca, membro da comissão científica da SPAVC, irá abordar a forma como deve ser feita a prevenção secundária de algumas causas de cardioembolismo e, por fim, o curso VII “A Via Verde do AVC”, levado a cabo por Miguel Rodrigues e Liliana Pereira, irá explorar de que forma a Via Verde representa um caminho rápido e eficiente para o diagnóstico e tratamento do AVC.

As inscrições para o 18.º Congresso Português do AVC e para os cursos pré e pós-congresso estão abertas e podem ser formalizadas online. Todos os profissionais de saúde interessados, bem como estudantes, podem desde já garantir o seu lugar neste fórum de discussão sobre AVC.

Todas as informações sobre o programa, os intervenientes, os cursos, entre outras, podem ser consultadas no website da SPAVC (https://spavc.org/18o-congresso-portugues-do-avc/).

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights