Covid-19: Explosão de casos na China começou antes do relaxamento das restrições

15 de Dezembro 2022

O diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, disse quarta-feira que a explosão de casos de covid-19 na China começou antes de o Governo chinês ter começado a levantar as restrições.

“A explosão de casos na China não se deve ao levantamento das restrições anti-covid. A explosão de casos na China começou muito antes de qualquer flexibilização da política de covid zero”, afirmou Michael Ryan à imprensa em Genebra.

De acordo com o funcionário da OMS, o cenário de que “a China suspendeu as restrições e, de repente, a pandemia está descontrolada” não é a explicação certa.

Michael Ryan indicou que “a doença se espalhou rapidamente, porque as medidas de controlo por si só não a impedem”.

“O aumento da intensidade das transmissões ocorreu muito antes de qualquer mudança na estratégia” destinada a limitar a contaminação, sublinhou o responsável.

Segundo Michael Ryan, “as autoridades chinesas decidiram estrategicamente que, para elas”, a estratégia covid zero “já não era a melhor opção”.

O Ministério da Saúde chinês reconheceu hoje que as infeções estão a “aumentar rapidamente” em Pequim.

Na semana passada, o Governo Xi Jinping abandonou de forma repentina a sua estratégia de covid zero, decretando o fim da quarentena em centros e das campanhas de testagem massiva.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPMS alertam para mensagens fraudulentas em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertaram hoje para mensagens SMS enviadas em nome do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que constituem um esquema fraudulento de obtenção de dados pessoais.

Organizações exigem estratégia nacional para doenças respiratórias

Portugal enfrenta uma das maiores taxas de casos não resolvidos de DPOC na Europa, com 40% dos doentes sem diagnóstico ou tratamento adequado. Organizações apelam à revisão urgente do Plano Nacional das Doenças Respiratórias para combater barreiras e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Formandos do INEM partilham respostas dos testes em grupo Whatsapp

As respostas a testes da formação para técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM estão a ser partilhadas num grupo Whatsapp com dezenas de formandos, uma situação que leva a associação nacional a pedir intervenção urgente das autoridades competentes.

“ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights