Eutanásia: PSD aguarda decisão do PR antes de ponderar eventual fiscalização sucessiva

15 de Dezembro 2022

O líder parlamentar do PSD afirmou esta quinta-feira que o partido aguardará pela decisão do Presidente da República sobre a eutanásia para “tomar as suas decisões”, questionado se admite pedir a fiscalização sucessiva da constitucionalidade do diploma.

Na reunião da bancada do PSD, segundo relatos feitos à Lusa, o deputado António Prôa defendeu que o partido deveria dar esse passo, caso Marcelo Rebelo de Sousa não peça ao Tribunal Constitucional (TC) a fiscalização preventiva do diploma que despenaliza a morte medicamente assistida.

Questionado pelos jornalistas no final da reunião se a direção da bancada apoia essa hipótese – são necessários 23 deputados para subscrever um pedido de fiscalização sucessiva -, Joaquim Miranda Sarmento não se comprometeu para já.

“Neste momento, compete ao Presidente da República tomar uma de três decisões sobre o diploma: promulgá-lo, vetá-lo ou enviá-lo para o TC. Em função do que for a decisão do senhor Presidente da República, o PSD depois tomará as suas decisões”, disse.

Aos jornalistas, o líder parlamentar do PSD voltou a lamentar que o parlamento, “por manobras de regimento e de processo”, não se tenha podido pronunciar sobre a proposta do PSD de realizar um referendo sobre a despenalização da eutanásia, apresentado alguns dias antes de o diploma ter sido aprovado em votação final global.

Na reunião da bancada, que decorreu em tom sereno, alguns deputados como António Prôa e Maria Emília Apolinário pediram um maior envolvimento do grupo parlamentar – e não apenas dos membros da direção – nas decisões do partido que passam pela Assembleia da República.

Sobre o processo de revisão constitucional, André Coelho Lima – que foi vice-presidente na anterior direção de Rui Rio e irá ser o coordenador do PSD na comissão eventual – manifestou disponibilidade para receber contributos dos deputados nesta matéria e enviá-los à direção para análise, depois de bancada não ter participado desde o início na elaboração do projeto social-democrata.

Coelho Lima transmitiu ainda na reunião que só teve conhecimento do projeto de revisão constitucional do PSD ao mesmo tempo que a restante bancada.

Os trabalhos da revisão constitucional arrancarão em janeiro, com projetos dos oito partidos com assento parlamentar e depois de o Chega ter desencadeado um processo de revisão ordinária com a entrega do seu diploma em outubro.

Já o diploma da Assembleia da República sobre a despenalização da morte medicamente assistida só deverá ter redação final fixada na próxima semana, o que levou o Presidente da República a admitir na quarta-feira que, ao contrário do que tinha inicialmente previsto, o texto só deverá chegar a Belém depois do Natal.

A Assembleia da República aprovou em 09 de dezembro a despenalização da morte medicamente assistida em votação final global, pela terceira vez, com votos a favor da maioria da bancada do PS, da IL, do BE, dos deputados únicos do PAN e Livre e ainda de seis parlamentares do PSD.

Votaram contra a maioria da bancada do PSD, os grupos parlamentares do Chega e do PCP e seis deputados do PS, registando-se três abstenções entre os sociais-democratas e uma na bancada socialista.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights