Universidade de Aveiro faz pedido europeu de patente para novo biomaterial

16 de Dezembro 2022

A Universidade de Aveiro revelou esta quinta-feira que foi feito o pedido europeu de patente para um novo biomaterial para o tratamento de tecidos inflamados ou alvo de rejeição imunológica em transplantes.

A tecnologia “pretende atuar como uma plataforma para o tratamento de tecidos localmente inflamados e/ou alvo de rejeição imunológica em contextos de trauma, doença autoimune ou em caso de transplantação”, esclarece uma nota de imprensa daquela universidade.

Trata-se de um biomaterial com forma controlada e capacidade de modular o ambiente imunológico localmente, desenvolvido com intuído de gerar benefício no contexto de terapias de modulação localizada do sistema imunitário.

Conforme explica Mariana Oliveira, do grupo de investigação, “os medicamentos imunossupressores sistémicos e anti-inflamatórios clássicos atuam de forma não localizada e não específica, tendo efeitos prejudiciais na saúde dos doentes, devido à necessidade de toma prolongada em várias doenças inflamatórias, assim como no contexto de transplantação de órgãos e tecidos”.

“Os mecanismos de ação dos produtos desenvolvidos com esta invenção pretendem gerar benefício como terapias imunossupressoras, anti-inflamatórias e pró regenerativas localizadas, com potencial para controlar especificamente os componentes do sistema imunitário que provocam a reação inflamatória indesejada, permitindo, por exemplo, a redução do uso de medicamentos imunossupressores sistémicos clássicos, facilitando a indução de aceitação de órgãos ou tecidos transplantados, ou a regeneração de tecidos”, explica.

O pedido europeu de patente surge na sequência do trabalho do grupo de investigação “COMPASS” liderado por João Mano, professor do Departamento de Química (DQ) da Universidade de Aveiro (UA) e membro do laboratório associado CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro.

O desenvolvimento do biomaterial foi coordenado pela investigadora Mariana Oliveira, no âmbito do projeto TranSphera, da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights