Fundação Rotária doa 150 ‘tablets’ para população sénior institucionalizada

19 de Dezembro 2022

 A Fundação Rotária Portuguesa (FRP) ofereceu 150 'tablets' a diversas entidades com o objetivo de melhorar a comunicação entre idosos institucionalizados e os seus familiares, foi este domingo anunciado.

“Neste projeto, os clubes rotários tiveram um papel primordial, nomeadamente na identificação e escolha das instituições a contemplar com a oferta dos equipamentos, mas também na comparticipação parcial do custo final”, disse à agência Lusa Fernando Regateiro, que integra a administração da FRP em representação do Distrito 1970 – RC Coimbra.

Tendo em conta “os ganhos que, reconhecidamente, as tecnologias de informação e comunicação podem dar para um envelhecimento ativo e saudável”, a FRP decidiu desenvolver um projeto “destinado a colmatar esta necessidade da população sénior residente em instituições”, permitindo também tirar partido das “componentes lúdica e educativa”, sublinhou.

A funcionalidade dos ‘tablets’, na ótica dos futuros utilizadores, “foi previamente testada por residentes” das instituições contempladas.

“Trinta e quatro clubes rotários, de norte a sul do país, manifestaram interesse em participar neste projeto de ação, através da aquisição de um número variável de unidades”, adiantou Fernando Regateiro, ao informar que o “Projeto dos Tablets” começou no ano rotário 2020/2021, culminando agora, no ano rotário 2022/2023.

A iniciativa, segundo o catedrático de Medicina da Universidade de Coimbra, “contemplou a aquisição de 150 ‘tablets’ especificamente preparados” pela empresa J. P. Sá Couto, que “dotou os equipamentos com ‘software’ adequado à faixa etária a que se destina e design específico, nele incluindo a chancela” da FRP e das entidades parceiras.

“Neste momento, a Fundação Rotária Portuguesa está a terminar a distribuição dos equipamentos pelos clubes [associados], estando já a ocorrer (…) a sua entrega às instituições escolhidas”, de acordo com uma nota da FRP enviada à Lusa.

Para Fernando Regateiro, ex-presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), citado no texto, esta “será, seguramente, uma excelente prenda de Natal”, com apoio da Imprensa Nacional – Casa da Moeda (IN-CM), Banco de Portugal e empresa Aliança Vinhos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights