Saúde terá Data Center em Évora

28 de Dezembro 2022

Évora recebe hoje a terceira eHealth Sessions, que vai ter lugar no Palácio de D. Manuel. É nesta cidade alentejana que vai nascer o novo Data Center da Saúde.

O novo Data Center da Saúde funcionará em redundância com o atual, que se encontra no norte do país e que visa garantir a disponibilidade dos sistemas de informação do Serviço Nacional de Saúde. Esta infraestrutura, que beneficia de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, estará disponível no final do primeiro trimestre de 2023.

Évora foi o local escolhido por reunir um conjunto de requisitos favoráveis, nomeadamente devido à proximidade de Lisboa e Espanha, por beneficiar de boas condições estruturais de abastecimento de energia, entre outros.

“Um Data Center para a Saúde” é precisamente o tema do principal debate da Sessions 3, dinamizada pela SPMS. Moderado pela jornalista Ana Peneda Moreira, o debate aborda questões relacionadas com a centralização das infraestruturas, a sua robustez, o investimento em sistemas de informação, visando a aceleração da implementação, gestão e manutenção de infraestruturas de serviços digitais.

Para além destas matérias, Sandra Cavaca, vogal do Conselho de Administração da SPMS, apresentará o Plano para Modernização dos postos de trabalho dos profissionais de saúde, que arrancará pelos cuidados de saúde primários e beneficiará mais de 27 mil profissionais de saúde nesta primeira fase.

Luís Goes Pinheiro, presidente da SPMS, é o anfitrião deste evento que será encerrado pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.

As eHealth Sessions arrancaram em outubro e em novembro, abordando, na primeira sessão, os serviços digitais ao cidadão, na segunda sessão, os dados, e agora as infraestruturas que têm como prioridade aumentar o desempenho, racionalizar a gestão, elevar a capacidade de armazenamento, promover a segurança e a continuidade de negócio. Estas temáticas fazem parte dos quatro pilares fundamentais no âmbito do PRR na sua componente de Transição Digital, e cabe à SPMS a sua execução. No total, são 300 milhões de euros que vão dar forma a 116 projetos.

“eHealth Sessions 3” é um dos eventos de lançamento da 5.ª edição do eHealth Summit Portugal, que se realiza nos dias 14 e 15 de março de 2023, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Associação alerta para falhas nos vencimentos dos enfermeiros das USF

A Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) alertou esta terça-feira para falhas nas remunerações dos enfermeiros destas unidades, agravadas pela retirada automática de “milhares de utentes” das listas que os penaliza no cálculo dos seus vencimentos.

Acesso à inovação em saúde em debate

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Plataforma Saúde em Diálogo organizam, esta quarta-feira, dia 8 de maio, a segunda edição do Encontro “Proximidade-Farmacêutico-Cidadão”, este ano subordinado ao tema “Acesso à Inovação em Saúde”. O evento decorre a partir das 14:30 horas, no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Enfermeiros questionam Governo sobre prioridades do SNS

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses questionou hoje o Governo sobre se os profissionais de saúde e o SNS “são mesmo uma prioridade”, após a ministra da tutela ter optado por “atirar a segunda reunião negocial para o final de maio”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights