‘Cérebro’ da tentativa de rapto da governadora do Michigan sentenciado a 19 anos

29 de Dezembro 2022

Um dos acusados de planear o sequestro da governadora do Estado do Michigan, a democrata Gretchen Whitmer, foi sentenciado a mais de 19 anos de prisão, a sentença mais pesada ditada neste processo judicial.

O sentenciado é Barry Croft Jr., de 47 anos, descrito pelos procuradores como “o tipo das ideias” e o “líder espiritual” do plano para sequestrar Whitmer, que nunca foi concretizado porque a polícia federal (FBI, na sigla em Inglês) descobriu as intenções do acusado e dos cúmplices.

O Departamento de Justiça indicou em comunicado que Croft Jr. foi condenado exatamente a 19 anos e sete meses de prisão, acrescidos de cinco anos de liberdade condicional.

Na terça-feira, outro dos líderes do plano, Adam Fox, foi condenado a 16 anos de prisão, mais cinco de liberdade condicional.

Tanto Croft Jr. como Fox planearam em julho de 2020 o sequestro de Whitmer na sua casa de férias na ilha de Mackinac, no Estado do Michigan, como represália pelas políticas restrtivas que tinha adoptado para travar a pandemia do novo coronavírus.

Os dois homens chegaram alegadamente a planear a obtenção de uma bomba para atrasarem a resposta policial ao incidente, através da sua explosão em um viaduto interestadual.

A sentença de Croft Jr. acaba com o processo a nível federal, depois de pronunciadas outras seis: a de Fox, outras três – de doze, dez e sete anos – pronunciadas a meio do mês e duas outras, aplicadas a dois acusados que colaboraram com os procuradores.

A nível estadual outros cinco homens esperam ser julgados por este caso.

Este está a ser um dos casos mais mediatizados sobre terrorismo doméstico nos últimos anos, nos EUA.

Os acusados integravam uma milícia de extrema-direita, que treina os seus membros para o início de uma eventual guerra civil.

Durante os meses mais difíceis da pandemia de Covid-19, a governadora foi criticada por grupos conservadores e milícias de extrema-direita, e até pelo então Presidente, o republicano Donald Trump (2017-2021), por impor o encerramento da atividade comercial e proibir aglomerações no seu Estado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights