Urgência e emergência: Médicos aprendem e treinam em ambiente de simulação

2 de Janeiro 2023

A edição de 2023 da pós-graduação em Medicina de Urgência no Hospital da Luz Learning Health começa no primeiro mês do ano.

“Não é durante o turno do serviço de urgência, com demasiados doentes para tratar e salas de espera sempre cheias, que as equipas clínicas podem fazer as suas aprendizagens e renovar conhecimentos.” Com esse entendimento, o Hospital da Luz criou o SIMUR, “a primeira Pós-Graduação em Portugal baseada em Simulação para Medicina de Emergência”.

“Acreditado pela Universidade Católica Portuguesa e com atribuição de 6 ECT’s pelas 170 horas que dura esta formação, o SIMUR destina-se a médicos e realiza-se no Centro de Simulação do Hospital da Luz Learning, proporcionando um contexto de aprendizagem ideal para a implementação de um programa de formação pós-graduado altamente diferenciado”, anuncia hoje o hospital.

“A utilização de simuladores de alta-definição no ensino de competências tem sido um impulsionador de programas de formação clínica em áreas complexas e com resultados positivos e verdadeiro impacto no treino de competências, na qualidade dos cuidados prestados e na segurança do doente. Ora, tendo a Medicina de Urgência competências específicas e exigindo quase sempre decisões rápidas e raciocínios clínicos abrangentes, tem sido uma das áreas a beneficiar enormemente desta nova técnica de ensino médico”, destaca ainda o Hospital da Luz Learning Health.

O curso, que decorrerá entre 14 de janeiro e 21 de outubro, será coordenado por duas médicas de Medicina Interna: Cláudia Febra e Ana Sofia Corredoura.

“Em média, mais de 1 em cada 2 portugueses recorre pelo menos uma vez por ano a uma urgência hospitalar. Em 2020, segundo os dados mais recentes do INE, realizaram-se cerca de 5,7 milhões de atendimentos urgentes nos hospitais portugueses. E, este ano, até ao final de novembro, o Portal do SNS indicava que já tinham sido mais de 4 milhões os doentes atendidos nos serviços de urgência hospitalar do nosso país”, lê-se no comunicado de imprensa.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights