Unidade de Saúde do Norte Alentejano com mais de 20ME em investimentos

4 de Janeiro 2023

Mais de 20 milhões de euros vão ser investidos nos próximos dois anos em obras e equipamentos no hospital de Portalegre e centros de saúde da região, revelou esta quarta-feira a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

“Temos em agenda e em curso projetos acima de 20 milhões de euros, nos próximos dois anos”, disse à agência Lusa, Raul Cordeiro, vogal do conselho de administração da ULSNA.

Em destaque, o mesmo responsável colocou a obra que arrancou recentemente e que visa dotar o hospital de Portalegre de uma nova Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

A empreitada ascende a quase a “sete milhões de euros”, contando com os equipamentos, e tem um prazo de execução de 480 dias, disse o vogal da ULSNA, entidade gestora das unidades hospitalares de Portalegre e de Elvas e dos 16 centros de saúde do distrito.

“Esta obra nova é para substituir a atual UCI”, que tem “cinco camas de cuidados intensivos e outras cinco de cuidados intermédios”, referiu.

Por seu turno, a nova unidade “vai ter 14 camas de cuidados intensivos” e contar ainda com uma valência de isolamento para doenças respiratórias, podendo, no total, atingir um máximo de capacidade que “ronda as 20 camas”, explicou.

Raul Cordeiro indicou ainda que a nova UCI está a ser construída no edifício onde se realizam as consultas externas, num novo piso, tendo o projeto sido desenvolvido no âmbito do programa nacional do Governo para o reforço da resposta em Medicina Intensiva.

Além disso, a ULSNA espera inaugurar, já na próxima terça-feira, o novo banco de sangue do hospital de Portalegre, que contou com um investimento de “cerca de 500 mil euros”.

A obra para instalar, posteriormente, naquela unidade hospitalar uma área dedicada à Ressonância Magnética é outro dos projetos ‘em carteira’ da ULSNA, num investimento de “1,2 milhões de euros”, devendo a mesma ficar concluída ainda este semestre, revelou a mesma fonte.

Raul Cordeiro disse esperar também que, até ao final do ano, a ULSNA consiga inaugurar os renovados serviços de Pediatria e de Ortopedia naquele hospital, num investimento de “cerca de dois milhões de euros”.

O vogal do conselho de administração da ULSNA indicou ainda que a Unidade de Saúde Familiar (USF) Portus Alacer, que está situada no Centro de Saúde de Portalegre, vai ser transferida para um bairro da cidade, mais precisamente o bairro dos Assentos.

A empreitada, que deverá arrancar “nos próximos dias”, tem um prazo de execução de cerca de um ano, num investimento que “ronda um milhão de euros”, indicou.

A realização de diversas obras de requalificação e de raiz em centros de saúde e extensões de saúde em vários concelhos do distrito de Portalegre está igualmente projetada pela ULSNA.

“Temos mais obras para lançar [no âmbito do] Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e obras do programa Portugal 2020, em várias localidades do distrito”, afiançou Raul Cordeiro.

De acordo com o responsável, vão decorrer obras de requalificação e de raiz em centros de saúde e extensões nos concelhos de Portalegre, Castelo de Vide, Ponte de Sor, Crato, Nisa, Campo Maior, Gavião, Avis e Marvão.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

LIVRE questiona Primeiro-Ministro sobre a privatização do Serviço Nacional de Saúde

Durante o debate quinzenal na Assembleia da República, a deputada do LIVRE, Isabel Mendes Lopes, dirigiu questões ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, relativamente a declarações proferidas pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra d’Almeida, esta manhã, em Atenas, num evento da Organização Mundial de Saúde.

Julian Perelman analisa desafios e prioridades do sistema de saúde português”

O economista Julian Perelman, destacou, na apresentação do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, a necessidade de regressar aos fundamentos do sistema de saúde, focando-se na integração de cuidados e no alinhamento do financiamento com os objetivos de saúde pública.

Ana Paula Gato defende fortalecimento dos centros de saúde no SNS

Ana Paula Gato, enfermeira e professora coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, apresentou  uma análise detalhada do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, numa iniciativa realizada no Auditório João Lobo Antunes da Faculdade de Medicina de Lisboa. A sua intervenção focou-se na importância dos centros de saúde como pilar fundamental do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e na necessidade de reforçar os cuidados de proximidade.

MAIS LIDAS

Share This